Vol. 1 Núm. 9 (2011): Momentum
É com imensa satisfação que a FAAT lança mais um número da revista MOMENTUM. O conhecimento precisa encontrar caminhos para se desenvolver e circular – eis dois objetivos básicos para a existência da revista.
A presente edição abre com o artigo La Contrarrevolución Cubana en los Estados Unidos (1961-1962): La Construcción de un Imaginario Contrarrevolucionario, do historiador cubano Oscar Andrés Piñera Hernández, que procura mostrar como foi feita a construção de muitas das imagens típicas (e negativas) que até hoje perduram sobre a Revolução Cubana.
Logo em seguida a revista apresenta dois artigos envolvendo a temática de sustentabilidade, ou seja, dentro da linha de pesquisa do NES/FAAT (Núcleo de Estudos em Sustentabilidade da FAAT): o primeiro artigo, Soberania e o Direito Internacional do Meio Ambiente, do professor Rafael Antônio Braga Ramos, relaciona conceitos internacionais do direito ambiental com o conceito de soberania – que podemos defi nir como o poder decisório maior de uma sociedade, mas que é, essencialmente, local; já o segundo artigo, Pagamento por Serviços Ambientais: Alternativa para o Desenvolvimento Sustentável da Região Bragantina, de Diego de Toledo Lima da Silva, trata dos programas de pagamento por serviços ambientais e das suas possibilidades práticas na região bragantina.
Os problemas educacionais estão entre os temais mais discutidos pela sociedade brasileira – e a MOMENTUM apresenta algumas outras discussões no presente debate. O artigo da doutora Elisabete Aparecida Monteiro, Ilusões Pedagógicas e Crise da Autoridade, debate, através de uma perspectiva psicanalítica, os problemas da relação professor-aluno. A professora Marli Amélia REVISTA TÉCNICO-CIENTÍFICA DAS FACULDADES ATIBAIA Lucas Pereira, no artigo A Brinquedoteca como Espaço Individual: Relato de uma Experiência Desenvolvida na Disciplina Prática Profi ssional do Curso de Pedagogia, mostrará a brinquedoteca como um espaço de atividades pedagógicas que contribuem para o desenvolvimento da criança que frequenta a escola. No artigo Alunos Adultos e a Vivência no Ensino Superior, a professora Sandra R. Uliano Smaniotto procurará explicar as condições que propiciam mudanças na vida dos alunos trabalhadores de Cursos Superiores de Tecnologia.
Dois artigos são frutos diretos do Programa de Iniciação Científi ca da FAAT. O primeiro denomina-se O Tratamento da Informação Presente em Livro Didático de Matemática do 5º Ano do Ensino Fundamental, da professora Keli Cristina Conti e da bolsista (e atual formada em Pedagogia) Roseli Fidelix Pereira, tratando de analisar um livro didático de Matemática. Já o outro, denominado Ampliando o Campo de Pesquisa e Intervenção em Psicologia: (Re)Conhecendo a Subjetividade, da professora Maria Cristina Nali e das alunas do curso de Psicologia da FAAT Joelma Paula de Moraes Oliveira e Márcia C. Pereira Nogueira, aborda as possibilidades de parceria entre a Instituição de Ensino e a Instituição Pública.
Para encerrar, o professor Willam Araújo, no artigo Mídia Impressa Renasce das Cinzas Digitais. Se a Mídia Impressa Morrer, o Jornalismo Pode Sobreviver?, irá discutir as condições atuais da mídia impressa (e, consequentemente, do jornalismo) e a questão da evolução tecnológica. Será o fi m das publicações em papel? O autor discutirá as várias possibilidades para o jornalista poder atuar nos novos tempos. Espero que o caro leitor tenha uma ótima leitura – o conteúdo, com certeza, irá ajudar muito para tal realização.
Orivaldo Leme Biagi