<strong>O Tratamento da Informação Presente em Livro Didático de Matemática do 5º Ano do Ensino Fundamental<strong>

Autores

  • Roseli Fidelix Pereira
  • Keli Cristina Conti

Palavras-chave:

Anos iniciais do ensino fundamental, Educação matemática, Educação estatística, Livro didático.

Resumo

O objetivo desse trabalho é o de expor a análise feita em um livro didático de Matemática do 5º ano do Ensino Fundamental, a respeito do modo como o bloco de conteúdo Tratamento da Informação é nele abordado, com o intuito de responder às questões: Que conteúdo é proposto pelo livro didático do 5.º ano do Ensino Fundamental com relação à Estatística? Esse conteúdo propicia uma formação adequada dos alunos? Acreditamos que, com os dados apresentados, podemos afi rmar que o livro didático tem contribuído pouco para a mudança do quadro lamentável em que se encontra a população brasileira no que concerne à compreensão de informações apresentadas em gráfi cos e tabelas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BIGODE, G. J. L; GIMENEZ, J. Matemática do cotidiano & suas conexões, 5º ano, São Paulo: FTD, 2008.

BRASIL, 2009. Guia de livros didáticos: PNLD 2010: Alfabetização Matemática e Matemática. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2009.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF,1997.

FONSECA, M.C. F. R. (Org.) Letramento no Brasil: habilidades matemáticas: refl exões a partir do INAF 2002. São Paulo: Global; Ação Educativa Assessoria, Pesquisa e Informação. Instituto Paulo Montenegro, 2004.

SILVA, e. L. da, Menezes, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. rev. Atual – Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.

Downloads

Publicado

2017-06-28

Como Citar

Pereira, R. F., & Conti, K. C. (2017). <strong>O Tratamento da Informação Presente em Livro Didático de Matemática do 5º Ano do Ensino Fundamental<strong>. MOMENTUM, 1(9), 121–134. Recuperado de https://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/62

Edição

Seção

Artigos