Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas.
  • O texto está em fonte Times New Roman 12; espaço entre linhas 1,5, espaçamento antes e depois 0; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Cada artigo expressa exclusivamente a opinião de seus autores.

Diretrizes para Autores

Os textos devem ser entregues obedecendo às seguintes orientações gerais:

 

*ARTIGOS FORA DAS NORMAS NÃO SERÃO ENCAMINHADOS AOS PARECERISTAS.

 

Somente poderão ser inscritos textos inéditos.

 

2 O trabalho deve ter título e nome (s) do (s) autor (res), sendo que, em rodapé, deve ser indicada para cada autor (a) a titulação, a instituição de ensino em que trabalha, e-mail e telefone para contato. Caso a pesquisa tenha o apoio de alguma instituição, o tipo de apoio e a instituição deverão ser mencionados.

 

3 Artigos que forem elaborados por alunos de graduação ou pós graduação devem obrigatoriamente indicar o nome do (a) orientador (a).

 

4 O texto do artigo deve ser escrito em terceira pessoa, ou seja, evitar o uso de pronomes na primeira pessoa (nós/eu) de forma a manter uma voz neutra no artigo.

 

5 Os artigos deverão ter a extensão de 15 a 25 páginas, em folha tamanho A4, digitadas em fonte Times New Roman 12, espaço 1,5, espaçamento antes e depois 0.

 

6 As margens devem seguir o seguinte padrão: superior e esquerda: 3 cm; inferior e direita: 2 cm.

 

7 Tabelas e Quadros deve estar em fonte Times New Roman 10, espaçamento simples e acompanhados de Legenda e Fonte. As Figuras devem ter alta resolução e acompanhadas de Legenda e Fonte.

 

8 Os artigos devem ter Título e ser acompanhados do Resumo e Abstract de no máximo 10 linhas (português e inglês), 3 palavras-chave e de 3 Key words, apresentados no início do texto, depois do título. As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

 

7 Os artigos devem conter, além do título, resumo, palavras-chave, abstract e Key words os seguintes itens: Introdução e Objetivos, Referencial Teórico, Metodologia, Análise e Discussão dos Resultados, Considerações Finais e Referências.

 

As citações indiretas e diretas devem ser expostas no próprio texto, no sistema autor data, seguindo a NBR ABNT 10520 (2002).

 

9 As citações de mais de três linhas deverão ser feitas em destaque, com fonte 10, em espaçamento simples, recuo 4cm à esquerda.

 

10 No final do texto devem ser exibidas as referências de acordo com a NBR ABNT 6023 (2018), alinhadas à esquerda, espaçamento entre linhas simples, com um “enter” separando cada referência. A Normatização das Referências conforme NBR 6023 (2018) a ser seguida é: 

 

Monografia no todo:

SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito: subtítulo. Edição (a partir da 2ª). Cidade: Editora, ano.

 

Parte de monografia:

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: SOBRENOME, Nome (dos coordenadores, organizadores ou editores). Título do livro em negrito. Edição (a partir da 2ª edição). Cidade: Editora, ano, p. x-y (página inicial e final do capítulo).

 

Periódico:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em negrito. Cidade, v., n., p. x-y (página inicial e final do artigo), ano.

 

Artigos publicados em eventos científicos:

 

SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. Expressão In: NOME DO EVENTO (em letras maiúsculas), numeração do evento (se houver), ano e local (cidade) de realização. Anais [...]. Local: editora, data de publicação. Páginas inicial e final da parte referenciada.

 

*Para outros tipos de referências consultar a norma NBR 6023 (2018).

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.