<strong>Marketing na Internet – os Desafios de uma Loja Virtual de Roupas e Acessórios Femininos</strong>

Autores

  • Paulo Kazuhiro Izumi
  • Joseane Silva Santos

Palavras-chave:

Marketing, Marketing na internet, Comércio eletrônico.

Resumo

Este trabalho teve por objetivo estudar as ferramentas de marketing na internet utilizadas no comércio eletrônico de uma loja de roupas e acessórios femininos. Para o estudo de campo foi escolhida uma empresa de roupas e acessórios femininos que, em 2013, expandiu seus negócios para além de sua loja física, passando também a atuar por meio de comércio eletrônico. O conteúdo da pesquisa bibliográfica realizada na literatura técnica e acadêmica sobre as principais ferramentas de marketing na internet em confronto com o conhecimento das práticas da loja trouxeram compreensão sobre a utilização mais adequada do facebook, do blog corporativo e da newsletters, possibilitando recomendar ações para melhorar o desempenho e a atratividade da loja virtual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Associação Brasileira de Marketing Direto – ABEMD: Glossário de Marketing Direto. Disponível em: . Acesso em 15 de novembro de 2013.

Centro de Estudos sobre Tecnologia de Informação - CETIC: Proporção de empresas que possuem website. Disponível em: <http://www.cetic.br/empresas/2012/B6.html>. Acesso em 10 de outubro de 2013.

______. Proporção de empresas que venderam pela internet nos últimos 12 meses. Disponível em:<http://www.cetic.br/empresas/2012/E2.html>. Acesso em 10 de outubro de 2013.

CIPRIANI, Fabio. Blog Corporativo: Aprenda como melhorar o relacionamento com seus clientes e fortalecer a imagem da sua empresa. 2. ed. São Paulo: Novatec, 2013.

E-BIT – A Certificação dos consumidores: WebShoppers, 28. ed. Disponível em <http://img.ebit.com.br/webshoppers/pdf/ WebShoppers-300813-Ingles.pdf>. Acesso em 01 de novembro de 2013.

E-COMMERCE. ORG – Tudo sobre o Comércio Eletrônico: Evolução da internet e do e-commerce. Disponível em: . Acesso em 14 de maio de 2013.

______. O que é uma newsletter?. Disponível em <http://www.e-commerce.org.br/newsletter.php>. Acesso em: 17 de Outubro de 2013.

FIORE, Frank. E-Marketing Estratégico: Como e por que impulsionar as vendas pelo e-commerce. São Paulo: Makroon Books, 2001.

FONSECA, C. A. Martins. Cartografias do Self no Facebook. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Coimbra, 2010. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10316/14375>. Acesso em 15 de outubro 2013.

GALILEU, Bruno. Sete Hábitos Blogueiros Eficazes. Disponível em: <http://www.agenciamestre.com/blogs/sete-habitos-blogueiros-eficazes>. Acesso em: 10 de novembro de 2013.

GIOIA, R. Marcelo (coord.). Fundamentos de Marketing: Conceitos básicos. São Paulo: Saraiva, 2010.

GODIN, Seth. Marketing de permissão. 2. ed. São Paulo: Campus, 2000.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

LAS CASAS, A. Luzzi. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2006.

LI, Charlene. Fenômenos Sociais nos Negócios: vença em um mundo transformado pelas redes sociais. Rio de Janeiro: Tradução Sabine, Elsevier, 2009.

MACEDO, R. G. O profissional de marketing na internet no cenário de comunicação digital. In CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO; Santos; 29 de agosto a 02 de setembro de 2007. Anais eletrônicos. São Paulo: Intercom, 2007, Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R2354-1.pdf>. Acesso em 05 de Novembro de 2013.

MARTINS, Felipe. Hashtags no facebook: Como Aproveitar?. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/ administracao-e-negocios/hashtags-nofacebook-como-aproveitar/71335/>. Acesso em 19 de Novembro de 2013.

NEVES, Fabio. Estratégia Digital Facebook: Diferenças entre Fan page e Perfil. Disponível em <http://www.aiserver.com.br/ biblioteca/artigos/1300>. Acesso em 21 de outubro de 2013.

OVERBR.COM.BR: Estudo trata novo perfil do consumidor de moda on-line no Brasil. Disponível em: <http://overbr.com. br/estudo-traca-novo-perfil-do-consumidorde-moda-online-no-brasil/>. Acesso em 02 de novembro de 2013 às 03h45.

PORTO, Camila (2013). Facebook marketing: engajamento para tornar fãs em clientes. Disponível em: <http://transformefasemclientes.com.br/ebook/Ebook-Facebook-Marketing. pdf>. Acesso em 14 de Novembro de 2013.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Rio Grande do Sul: Meridional, 2009.

SCHITTINE, Denise. Blog: comunicação escrita e íntima na internet. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE: O que você precisa saber sobre o comércio eletrônico. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/setor/comercio-eletronico/o-setor/mercado>. Acesso em 13 de outubro de 2013.

TAVARES, Fred. Gestão da Marca: Estratégia e Marketing. Rio de Janeiro: Editoriais Ltda, 2003.

TESSMANN, Ramon (2013). 7 dicas para você divulgar qualquer coisa no facebook e ter sucesso!. Disponível em: <http://ramontessmann.com.br/7-dicasdivulgar-qualquer-coisa-no-facebook-e-ter-sucesso/>. Acesso em 19 de novembro de 2013.

______. Hashtags no facebook: 3 ideias para você bombar seus posts. Disponível em: <http://ramontessmann.com.br/ hashtags-no-facebook-3-ideias-para-voce-bombar-seus-posts/>. Acesso em 19 de novembro de 2013.

______. Arrase nas redes sociais. Santa Catarina: Dracaena, 2013.

TORRES, Cláudio (2010): Guia prático de marketing na internet para pequenas empresas. Disponível em: . Acesso em 12 de Novembro de 2013.

______. A Bíblia do marketing digital. São Paulo: Novatec, 2009.

VAYNERCHUK, Gary. Gratidão: como gerar um sentimento de gratidão incrível em todos os seus clientes. São Paulo: Lua de Papel, 2011.

Downloads

Publicado

2017-06-27

Como Citar

Izumi, P. K., & Santos, J. S. (2017). <strong>Marketing na Internet – os Desafios de uma Loja Virtual de Roupas e Acessórios Femininos</strong>. MOMENTUM, 1(11), 113–136. Recuperado de https://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/44

Edição

Seção

Artigos