<strong>Alunos Adultos e a Vivência no Ensino Superior<strong

Autores

  • Sandra Uliano Smaniotto

Palavras-chave:

Educação superior, Aluno trabalhador, Aluno adulto, Estudantes.

Resumo

A diversifi cação das características dos estudantes nos cursos superiores é uma realidade, entender as diferenças entre alunos tradicionais e adultos, bem como qual o impacto da vivência do ensino superior nos alunos adultos se faz necessário. Este estudo teve por objetivo entender as condições propiciadoras de mudanças para alunos adultos e trabalhadores de Cursos Superiores de Tecnologia. Entrevistas semi-estruturadas foram realizadas com 11 estudantes concluintes, com idade superior a 30 anos, de uma instituição particular de São Paulo. A análise do conteúdo das respostas apontou que a sala de aula é um espaço importante para as mudanças associadas à experiência de formação, porém outros elementos nos mostram que existe um conjunto de condições externas a sala de aula também percebidas como signifi cativas para sua formação, tais como o apoio recebido dos familiares e amigos, a motivação, clareza de propósito e experiência profi ssional.

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Publicado

2017-06-28

Como Citar

Smaniotto, S. U. (2017). <strong>Alunos Adultos e a Vivência no Ensino Superior<strong. MOMENTUM, 1(9), 95–120. Recuperado de https://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/61

Edição

Seção

Artigos