<strong>Mídia Impressa Renasce das Cinzas Digitais. Se a Mídia Impressa Morrer, o Jornalismo Pode Sobreviver<strong>

Autores

  • William Araújo

Palavras-chave:

Mídia impressa, Convergência, Crise, Fim do jornalismo.

Resumo

Este artigo refl ete as condições atuais da mídia impressa e do jornalismo, mediante a inexovável convergência midiática gerada pela evolução tecnológica. O dilema — que sinaliza a depreciação ou o fi m das publicações em papel — introduz igualmente o jornalismo e os jornalistas neste cenário de crise, que apesar de avassalador tem em seu cerne saídas que enobreceriam a imprensa, os jornalistas e o produto jornal, devidamente adaptados à sociedade da informação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BELTRÃO, Luiz. Iniciação à fi losofi a do jornalismo. Rio de Janeiro: Agir, 1960.

BENKLER,Y. - Th e Wealth of Networks: how social production transforms markets and freedom. New Haven : Yale University Press, 2006. Disponível em: http://yupnet.org/benkler/archives/16

BEIGUELMAN, Giselle. Linke-se: arte/mídia/política/cibercultura. São Paulo: Peirópolis, 2005.

BRAGA, Adriana. Persona materno-eletrônicas: feminilidade e interação no Blog Mothern. Porto Alegre: Sulina, 2008.

CALIARI, Tânia. Mudança conservadora. Retrato do Brasil. Belo Horizonte(MG):Editora Manifesto, ano 1, nº 3, 2006

CASTILHO, Carlos. Crise nos jornais gera confronto de empresas durante audiências no Senado norte-americano. Observatório da Imprensa. 7 maio 2009. Capturado em 29 agosto 2010. Disponível em: http://bit.ly/lwbtub.

CELESTINO, Paulo. O Google, quem diria, quer salvar o jornalismo. Observatório da Imprensa, 10 agosto 2010. Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos. asp?cod=602ENO009 . Acessado em: 6 setembro 2010.

CLAUDIO RIBEIRO, Jorge. Sempre Alerta: condições e contradições do trabalho jornalístico, 3ª ed. São Paulo: Olho d’Agua, 2001.

COBUS, Peter. Apple’s iPad Meets Hamlet’s Blackberry. Harvard: Nieman Reports, 2010. Disponível em: http://www.nieman.harvard.edu/reportsitem.aspx?id=102429. Acessado em: 6 setembro 2010.

FERNANDES, José Manuel. Do iPad da Quinta Avenida ao projectista da Guarda. Público, sexta-feira 9 abril 2010, pag. 39. Caputurado em 29/8/2010. Disponível em: http://bit.ly/ bpqxep.

GINER, Juan Antonio. Th e Tablet’s Mobile Multimedia Revolution: A Reality Check. Harvard, 2010. Disponível em: http:// www.nieman.harvard.edu/reportsitem.aspx?id=102430. Acessado em: 7setembro 2010.

GLASS, Harta. Times believes the iPad will save journalism. TechEye,net., 28 maio 2010. Disponível em: http://www. techeye.net/business/times-believes-the-ipad-will-save-journalism. 28 maio 2010. Acessado em: 30 agosto 2010.

GREENHALGH, Laura. O jornalismo e o fi m dos jornais. Observatório da Imprensa, 20 abril 2010. Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos. asp?cod=586IMQ007 , Acessado em 6 setembro 2010.

HASSET, Kevin. Jornais liberais falidos merecem quebrar. Redetec, 13 maio 2009. Disponível em: http://www.redetec.org. br/riointeligente/materia.aspx?infoId=66846. Capturado em 29 agosto 2010.

JARVIS, Jeff . Saia do gramado. Buzz Machine, 2009, 2 dezembro 2009. disponível em: http://www.buzzmachine. com/2009/12/02/get-off -the-lawn/ . Acessado em 8 setembro 2010.

LINS DA SILVA, Carlos Eduardo. Castelos de papel, tela e areia. São Paulo: Folha de S. Paulo. 29 março 2009. Disponível em: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/post.asp?t=castelos-de-papel-tela-areia&cod_post=172922. Acessado em: 3 setembro 2010.

LÜDTKE, Sergio. Socialização de conteúdos, 2009. Disponível em: http://www.slideshare.net/ludtke. Acessado em: 6 setembro 2010.

MAIS!. Leia a integra do debate entre Steven Johnson e Paul Starr. Folha de S. Paulo, 10 maio 2009. Disponível em: http:// www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u551660. shtml. Acessado em 28 agosto 2010.

MACHADO, Elias. O jornalismo digital em bases de dados. Florianópolis: calandra, 2006.

MARQUES DE MELO, José. Teoria do Jornalismo. São Paulo: Paulus, 2006.

NEWSSONOMICS. USAT: It’s (about) Time for the Next Re-Invention. EUA:Newssonomics, 27agosto 2010. Disponível em: http://newsonomics.com/usat-its-about-time-for-the-next-re-invention/ . Capturado em: 5 setembro 2010.

OLIVER, Paula. Citizen journalism news site Oh My News to stop paying contributors. Journalim.co.uk. 9 janeiro 2009. Disponível em: http://www.journalism.co.uk/2/articles/533183.php . Capturado em: 4 setembro 2010.

PALLOF, Rena M., PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes online. Porto Alegre: Artmed, 2004.

PENA. Felipe. Teoria do Jornalismo. São Paulo:Contexto, 2005.

PEREIRA Marcel, SOTTERO, Ricardo. Nova Era. 21 julho 2007. Disponível em: http://jornalismodigitalunesp.blogspot. com/2007/07/nova-era.html. Acessado em: 5 setembro 2010.

POPCORN, Faith, SHAFT, Adam. O dicionário do futuro: as tendências e expressões que defi nirão nosso comportamento. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

QUERIDO, Paulo. USA Today: a revolução do jornalismo chegou aos grandes. Portugal: Correio da Manhã, Blog “Ondas na Rede”, 29 agosto 2010. Disponível em: http://comunidade. xl.pt/CMJornal/blogs/ondasnarede/archive/2010/08/29/ usa-today-a-revolucao-do-jornalismo-chegou-aos-grandes.aspx . Capturado em: 29 agosto 2010.

_____ . Irracional. Portugal, 4 abril 2010b. Disponível em: http:// ondasnarede.blogspot.com/2010/04/irracional.html . Acessado em : 30 agosto 2010.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfi l cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.

SOUSA, Jorge Pedro de. Teorias da notícia e do jornalismo. Lisboa: Argos, 2002.

_____. Construindo uma teoria do jornalismo. Portugal: Universidade Fernando Pessoa, s/d. Disponível em : http://www. scribd.com/doc/9641379/Construindo-uma-teoria-do-jornalismo-Jorge-Pedro-Sousa. Capturado em: 4 setembro 2010.

TRAQUINAS, Nelson. Teorias do Jornalismo: por que as noticias são o que são. ed.2. Florianópolis: Insular, 2005.

Downloads

Publicado

2017-06-28

Como Citar

Araújo, W. (2017). <strong>Mídia Impressa Renasce das Cinzas Digitais. Se a Mídia Impressa Morrer, o Jornalismo Pode Sobreviver<strong>. MOMENTUM, 1(9), 153–171. Recuperado de https://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/64

Edição

Seção

Artigos