v. 1 n. 17 (2019): Momentum

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            É com muito prazer que anunciamos outro número da Revista Momentum, do Centro Universitário UNIFAAT.

            Este número inicia com o artigo A dinâmica das áreas de conservação do Brasil e Moçambique. Estudo comparativo da Serra do Japi, Mata Santa Genebra e a Reserva Nacional do Niassa, de Francisco Gonçalves Nhachungue, Sônia Regina da Cal Seixas e Benjamim Olinda Bandeira, que pretende compreender as dinâmicas de conservação da biodiversidade do Brasil e de Moçambique e caracterizar estas três áreas de conservação e a legislação inerente à conservação da biodiversidade em ambos os países. Compara os modelos de gestão das três áreas e identifica as diferenças e similaridades nessas áreas de conservação.

            No artigo Aulas de campo como instrumentos para difusão da sustentabilidade, Giovana Dominicci Silva, Agnês de Oliveira Marinho, Micheli Kowalczuk Machado e João Luiz de Moraes Hoefel apresentam a análise da percepção de alunos sobre as experiências e lições práticas em ambientes naturais, promovidas pelo programa de ensino superior do Curso Tecnológico em Gestão Ambiental do Centro Universitário UNIFAAT, que permitiram uma melhor compreensão do que é abordado em aulas e proporcionam experiências transformadoras na vida pessoal dos estudantes e em suas carreiras profissionais como gestores ambientais.

            Influência das mudanças climáticas na pluviometria da unidade de gerenciamento de recursos hídricos Piracicaba/Capivari/Jundiaí, de Breno Fernando Pereira Molon, Claudinei da Silva, Julio Cesar Ramos, Rodolfo de Lima Aparecido, Thiago Eduardo da Rocha Costa e Adélia Massulo, avalia a hipótese do crescimento da precipitação hídrica na Bacia Hidrográfica PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí) perante a análise de dados históricos fornecidos por estações pluviométricas que integram esta área de estudo, o que pode indicar a interferência de alterações climáticas nessa região.

            Em Saúde financeira dos colaboradores: gestão da qualidade de vida no trabalho, Eliana Martuccello Harder e Hilda Maria Cordeiro Barroso Braga apresentam os resultados de uma pesquisa que avalia, por meio de levantamento de campo, a presença ou não de estresse financeiro comprometendo o desempenho profissional dos colaboradores das empresas, principalmente da região Bragantina, sob a ótica dos gestores de RH, e identifica como as empresas lidam com estas questões e se adotam medidas preventivas para minimizá-las.

            No artigo Há vagas: Um estudo sobre o mercado de trabalho para homossexuais, Kleber da Paz Nunes e Hilda Braga abordam a temática sobre homossexuais no atual mercado de trabalho, com o intuito de investigar como esses profissionais são considerados nos ambientes onde atuam profissionalmente – como são avaliados e o grau de aceitação em reação à orientação sexual, bem como com o intuito de analisar as dificuldades enfrentadas por essas pessoas.

            O artigo Estudo de Readequação dos Pisos de Acessibilidade Tátil Visual em Espaços Universitários, de Marcelo de Almeida Silva, David Pacheco Vilela, Adinele Gomes Guimarães e Daniele Ornaghi Sant’Anna apresenta uma análise de adequação de espaços construídos na Universidade Federal de Itajubá do ponto de vista da acessibilidade, com ênfase na sua viabilidade econômica e coerentes com as normativas vigentes, no sentido de maximizar a economia de recursos públicos, prevendo reutilização do material já instalado em pontos incoerentes no prédio.

             As autoras Maria Emiliana Lima Penteado e Ana Lucia Madsen Gomboeff, no artigo A falta de clareza do papel do Coordenador Pedagógico e como isso afeta o cotidiano da escola, analisam as significações acerca do papel dos Coordenadores Pedagógicos (CPs), a partir de relatos produzidos por eles que indicavam descompasso com o que eles entendiam ser parte de suas atribuições e o que os outros gestores pensavam ser o papel desses profissionais, a fim de compreender como essa divergência pode afetar o trabalho em equipe e como se reverbera na escola.

            No artigo A mediação da psicologia da educação em processos formativos: uma experiência com a formação de professores, Maria Emiliana Lima Penteado e Luciana Andréa Afonso Sigalla apresentam parte de um processo formativo que teve como temática o trabalho com diferentes gêneros discursivos na sala de aula e utilizou-se de uma metodologia autoral inspirada na Psicologia Sócio-Histórica, de Vigotski e seus seguidores.

            Em A “Banalidade do Mal” e a educação enquanto promotora dos direitos humanos, Gabriela de Lima Barbosa e Gilvan Elias Pereira apresentam uma reflexão sobre a incapacidade do sujeito analisar criticamente as consequências de suas ações enquanto as realiza por meio da obediência plena e acrítica a um código de ética pré-estabelecido socialmente, que é uma das características daquilo que Hannah Arendt chamou, no início da década de 1960, de “banalidade do mal”. Entende-se, neste trabalho, que este fenômeno de “naturalização do mal” se faz presente, atualmente, sempre que diversos interesses e ações se sobrepõem aos valores humanos estabelecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), de modo a propiciar situações diversas de desrespeito à dignidade humana. 

            Já no artigo O Ensino de Gramática em uma perspectiva plurilíngue, José Adriano de Oliveira e Diego Augusto Gonçalves Ferreira refletem sobre o ensino e o estudo da gramática no contexto de aprendizagem e de uso, levantando questões acerca de como a gramática deve ser explorada e refletida diante das inúmeras circunstâncias. O cerne das reflexões é o uso funcional da gramática, de modo que a mesma não seja dificuldade para a perfeita fluência da linguagem e da comunicação.

            Considerações fenomenológicas sobre a vivência da superação no tatame, de Bianca Teixeira Canteri e Tatiana Gomez Espinha, apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender a experiência da superação de atletas profissionais e amadores do Jiu Jitsu, a partir de uma perspectiva fenomenológica. As entrevistas e análises realizadas ajudaram a compreender o fenômeno da superação

            Encerrando este volume, Epifania: a lucidez perversa de Clarice Lispector, de Cláudia Borragini Abuchaim e João Hilton Sayeg de Siqueira, tem por tema um estudo da concessão de epifania à personagem feminina, Ana, do conto Amor, pela autora Clarice Lispector. Por meio de uma análise interpretativista, pretende verificar o intuito perverso da epifania como fator presente na produção literária de Lispector, que permite às suas personagens a lucidez de sua situação por meio de reflexões conscientizadoras.

            Por fim, gostaríamos de agradecer pela oportunidade de assumirmos a edição da revista e esperamos colaborar para o fomento e a publicação de trabalhos científicos em diversas áreas, oportunizando a difusão do conhecimento e da ciência, tão fundamentais para o desenvolvimento humano.

Boa Leitura,

 

Micheli Kowalczuk Machado e João Luiz de Moraes Hoefel (editores).

Publicado: 2019-12-21

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