A mediação da psicologia da educação em processos formativos: uma experiência com a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.17648/1678-0795.momentum-v1n17-243Palavras-chave:
Formação continuada de professores. Estratégias de formação docente. Espaços reflexivos de formação.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar parte de um processo formativo que teve como temática o trabalho com diferentes gêneros discursivos na sala de aula e utilizou-se de uma metodologia autoral inspirada na Psicologia Sócio-Histórica de Vigotski e seus seguidores. A formação contou com a participação de 60 professores de Ensino Fundamental – Anos Iniciais – e seus coordenadores, de uma rede pública municipal paulista. Dentre outros achados, o referido processo revelou que ter um momento de reflexão no qual pudessem expressar suas significações acerca do que é ser professor foi algo muito importante para os participantes, razão pela qual defende-se, neste trabalho, a necessidade de se repensar a formação continuada de professores, lançando um olhar para além dos conteúdos que esses profissionais certamente precisam dominar.
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