Vol. 2 No. 2 (2004): Momentum
Não há ensino sem pesquisa e pesquisa semensino. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco,porque indaguei e me indago. Pesquiso para constatar, constatado, intervenho, intervindo educo e me educo.Pesquiso para conhecer e comunicar a novidade.
Paulo Freire
A pesquisa acadêmica pode ser entendida e experimentada de diversas maneiras em função da concepção a respeito do processo de ensino aprendizagem por parte de uma instituição e de seus professores. Assim, há muitos que concebem o processo de ensino aprendizagem como mero processo de transmissão de conteúdos e posterior verificação de sua assimilação por parte dos alunos. Contudo, diversas outras correntes concebem o processo de ensino aprendizagem como atividade construtiva e reconstrutiva do conhecimento, no qual o aluno e professores devem se propor desafios constantes e, superando-os, criar novos conhecimentos, prenhes de sentido e utilidade em suas vidas.
Desta segunda concepção se nutre o ideal desta revista e da instituição, pois concebe-se a pesquisa como princípio educativo, e não apenas como atividade especializada de cientistas qualificados, não obstante a clara relevância desta modalidade. Neste intuito, a revista apresenta-se como espaço privilegiado de reflexões e pesquisas que visam ampliar o âmbito da formação acadêmica dos alunos para além do espaço da sala de aula e dos conteúdos curriculares básicos.
A busca pela excelência acadêmica tem sido elemento marcante da instituição, que apresentou enorme desenvolvimento no decorrer do processo que separa o primeiro número desta revista deste que agora se apresenta. Dentre tantos avanços, pode-se citar a abertura dos cursos de letras, normal superior, direito,relações públicas, jornalismo e publicidade e propaganda. Além disto, a constante preocupação com a pesquisa se verifica na participação de alunos em congressos nacionais de iniciação científica, na reformulação do programa de iniciação científica da instituição e no apoio técnico e financeiro que a instituição tem oferecido a diversos docentes para a participação em congressos e atividades científicas nacionais e internacionais.
O incremento de novos cursos, por sua vez, amplia a possibilidade e a necessidade do debate interdisciplinar no interior da instituição, o que se verifica na atuação e na formação acadêmica de professores, que abarcam vários cursos e disciplinas e se expressa também no conteúdo desta revista, no qual, além dos artigos mais especializados,encontramos outros que encerram nitidamente um caráter multidisciplinar, concernente com a formação e atuação de seus autores no interior desta instituição.
Neste número apresentamos ainda duas novas seções; o relato, no qual se pretende dar espaço aos docentes para que exponham experiências acadêmicas e/ou profissionais que possam contribuir significativamente para a construção de conhecimento e para as práticas profissionais de alunos e docentes. Além disto, inauguramos a seção de resenhas, na qual pretende-se apresentar análises criteriosas de livros que oferecem efetiva contribuição em suas áreas de conhecimento.
Finalizando, gostaríamos de salientar, mais uma vez, que esta revista se coloca como espaço democrático e acadêmico de produção de conhecimento para além dos muros da instituição, construindo progressivamente pontos de conexão com a sociedade e a comunidade local, enfatizando a função social do conhecimento como seu elemento primordial.
Marcos Roberto de Faria Bernardi
Presidente do Conselho Editorial