<strong>LEVANTAMENTO SOBRE AS ATITUDES DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO QUE FAVORECEM OU DESFAVORECEM O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM<strong>

Autores

  • Angela Martines Miranda

Palavras-chave:

Professor universitário, educação, ensino-aprendizagem, psicologia

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo levantar características do professor universitário que podem favorecer ou desfavorecer o processo ensino- aprendizagem, sob o ponto de vista dos professores. Esta proposta surgiu como interesse da pesquisadora sobre a função do professor no espaço educacional e sua influência no processo de aprendizagem dos alunos, para além da capacidade de transmissão de conteúdos, que outras características seriam relevantes. As características levantadas no questionário tiveram como base um levantamento realizado numa faculdade da São João da Boa Vista (SP), sobre as características positivas e negativas dos professores em seu processo de trabalho. Este levantamento foi realizado pelos alunos num processo de avaliação de professores dos cursos de Pedagogia, Administração de Empresas e Ciências Contábeis. Desta maneira considerei importante referencial para os professores. Esta pesquisa foi realizada com professores da Faculdade de Atibaia (FAAT), dos cursos de Pedagogia, Administração de Empresas e Ciências Contábeis, no primeiro semestre de 2002.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COLL, C; PALACIOS, J. e MARCHESI, A. (orgs.) - Desenvolvimento Psicológico e Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996

DAVIDOFF, L. L.- Introdução à Psicologia. São Paulo: McGrawHill, 1983.

Freud, S. (1909) - Análise de uma fobia em um menino de cinco anos. Ed. Standart Brasileira das Obras Psicológicas Completas de S. Freud. Trad. de J. Salomão Rio de Janeiro: Imago, 1980, v.X.

KUPFER, M. C. Freud e a Educação - o mestre do Impossível. São Paulo: Scipione, 1997.

MONTERO, M. L.- Comportamento do Professor e Resultados da Aprendizagem, in: COLL, C.; PALACIOS, J. e MARCHESI, A. (org.), et al Desenvolvimento Psicológico e Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

Angela Martinez Miranda – Psicóloga, Mestre em Psicologia Clínica, pela PUCCampinas, Doutoranda em Psicologia pela PUCCampinas, Docente da FAAT nos cursos de graduação e pós-graduação.

Downloads

Publicado

2017-07-13

Como Citar

Miranda, A. M. (2017). <strong>LEVANTAMENTO SOBRE AS ATITUDES DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO QUE FAVORECEM OU DESFAVORECEM O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM<strong>. MOMENTUM, 2(2), 73–84. Recuperado de https://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/134

Edição

Seção

Artigos