<strong>ALFABETIZAÇÃO E ESCOLARIZAÇÃO</strong>

Autores

  • Maria Moraes Polimeno

Palavras-chave:

Alfabetização, escolarização, ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, psicogênese da língua escrita.

Resumo

Pressupõe-se que cabe à escola alfabetizar, isto é, ensinar a ler e a escrever às crianças. Embora não coloquemos em dúvida a tarefa da escola é preciso explicitar os conceitos de alfabetização e de alfabetizar com os quais a escola tem trabalhado, senão a própria relação entre alfabetização e escolarização, uma equação que, no dizer de Cook-Gumperz (1991), nos parece hoje tão natural que a ignoramos, mas foi estabelecida apenas durante o último século.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BLANCHE- BENVENISTE, C. (1990) A escrita da linguagem domingueira. In: FERREIRO, E. ; GOMES PALACIO, M. (1990) Os processos de leitura e escrita: novas perspectivas. Trad. Maria Luiza Silveira, 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas.

BLOCH, M. (1989) Literacy and enlightenment. In: OLSON, D. R. (1997) O mundo no papel – As implicações conceituais e cognitivas da leitura e da escrita. Trad. Sérgio Bath, São Paulo: Ática (Coleção Múltiplas Escritas).

COOK-GUMPERZ, J. (1991) Alfabetização e escolarização: uma equação imutável? In: COOK-GUMPERZ, J. (org.) A construção social da Alfabetização. Trad.Dayse Batista. Cap. 2, p. 27-57. Porto Alegre: Artes Médicas.

EISENSTEIN, E. (1979) The printing press as an agent to change. In: OLSON, D.R. (1997) ) O mundo no papel – As implicações conceituais e cognitivas da leitura e da escrita. Trad. Sérgio Bath, São Paulo: Ática (Coleção Múltiplas Escritas).

FERREIRO, E. (1997) Com todas as letras. Trad. Maria Zilda da Cunha Lopes; retradução e cotejo de textos Sandra Trabucco Valenzuela – 6. ed. São Paulo: Cortez. (Biblioteca da Educação – serie 8 – Atualidades em Educação – v. 2)

FILHO (1960) In: FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. (1991) Psicogênese da Língua Escrita. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas.

GRAFF (1979,1981) IN: COOK-GUMPERZ, J. (org.) (1991) A construção social da Alfabetização. Trad. Dayse Batista. Porto Alegre: Artes Médicas.

HEATH (1981) IN: COOK-GUMPERZ, J. (org.) (1991) A construção social da Alfabetização. Trad. Dayse Batista. Porto Alegre: Artes Médicas.

OLSON, D. R. (1997) O mundo no papel - As implicações conceituais e cognitivas da leitura e da escrita. Trad. Sergio Bath. São Paulo: Atica.

OXENHAM (1980) IN: COOK-GUMPERZ, J. (org.) (1991) A construção social da Alfabetização. Trad.Dayse Batista. Porto Alegre: Artes Médicas.

POPPER, K. (1972) Objective knowledge. In: OLSON, D. R. (1997) O mundo no papel – As implicações conceituais e cognitivas da leitura e da escrita. Trad. Sérgio Bath, São Paulo: Ática (Coleção Múltiplas Escritas).

STOCK, B (1983) The implications of literacy. In: OLSON, D. R. (1997) ) O mundo no papel – As implicações conceituais e cognitivas da leitura e da escrita. Trad. Sérgio Bath, São Paulo: Ática (Coleção Múltiplas Escritas).

TEBEROSKY, A. (julho/1984) La intervencíon pedagógica y la compreención de la lengua escrita. Texto apresentado no Primeiro Congresso Latinoamericano de Lectoescritura, São José da Costa Rica.

TOLCHINSKY, L. (1990) Lo práctico, lo científico y lo literário: três componentes en la noción de “alfabetismo”. Comunicación, Lenguaje y Educación, Universidade de Barcelona, 6, p. 53-62.

WELLS, G. (1990) Condiciones para una alfabetización total. Cuadernos de Pedagogia. Barcelona: 179, p.11-5.

Maria do Carmo Abib de Moraes Polimeno – Mestre em Educação pela FE- Unicamp; Pedagoga com trabalhos nas áreas de Alfabetização e Formação de Professores; Professora da FAAT- Faculdades Atibaia

Downloads

Publicado

2017-07-13

Como Citar

Polimeno, M. M. (2017). <strong>ALFABETIZAÇÃO E ESCOLARIZAÇÃO</strong>. MOMENTUM, 2(2), 165–178. Recuperado de https://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/135

Edição

Seção

Artigos