<strong>ALFABETIZAÇÃO E ESCOLARIZAÇÃO</strong>
Palavras-chave:
Alfabetização, escolarização, ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, psicogênese da língua escrita.Resumo
Pressupõe-se que cabe à escola alfabetizar, isto é, ensinar a ler e a escrever às crianças. Embora não coloquemos em dúvida a tarefa da escola é preciso explicitar os conceitos de alfabetização e de alfabetizar com os quais a escola tem trabalhado, senão a própria relação entre alfabetização e escolarização, uma equação que, no dizer de Cook-Gumperz (1991), nos parece hoje tão natural que a ignoramos, mas foi estabelecida apenas durante o último século.Downloads
Referências
BLANCHE- BENVENISTE, C. (1990) A escrita da linguagem domingueira. In: FERREIRO, E. ; GOMES PALACIO, M. (1990) Os processos de leitura e escrita: novas perspectivas. Trad. Maria Luiza Silveira, 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas.
BLOCH, M. (1989) Literacy and enlightenment. In: OLSON, D. R. (1997) O mundo no papel – As implicações conceituais e cognitivas da leitura e da escrita. Trad. Sérgio Bath, São Paulo: Ática (Coleção Múltiplas Escritas).
COOK-GUMPERZ, J. (1991) Alfabetização e escolarização: uma equação imutável? In: COOK-GUMPERZ, J. (org.) A construção social da Alfabetização. Trad.Dayse Batista. Cap. 2, p. 27-57. Porto Alegre: Artes Médicas.
EISENSTEIN, E. (1979) The printing press as an agent to change. In: OLSON, D.R. (1997) ) O mundo no papel – As implicações conceituais e cognitivas da leitura e da escrita. Trad. Sérgio Bath, São Paulo: Ática (Coleção Múltiplas Escritas).
FERREIRO, E. (1997) Com todas as letras. Trad. Maria Zilda da Cunha Lopes; retradução e cotejo de textos Sandra Trabucco Valenzuela – 6. ed. São Paulo: Cortez. (Biblioteca da Educação – serie 8 – Atualidades em Educação – v. 2)
FILHO (1960) In: FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. (1991) Psicogênese da Língua Escrita. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas.
GRAFF (1979,1981) IN: COOK-GUMPERZ, J. (org.) (1991) A construção social da Alfabetização. Trad. Dayse Batista. Porto Alegre: Artes Médicas.
HEATH (1981) IN: COOK-GUMPERZ, J. (org.) (1991) A construção social da Alfabetização. Trad. Dayse Batista. Porto Alegre: Artes Médicas.
OLSON, D. R. (1997) O mundo no papel - As implicações conceituais e cognitivas da leitura e da escrita. Trad. Sergio Bath. São Paulo: Atica.
OXENHAM (1980) IN: COOK-GUMPERZ, J. (org.) (1991) A construção social da Alfabetização. Trad.Dayse Batista. Porto Alegre: Artes Médicas.
POPPER, K. (1972) Objective knowledge. In: OLSON, D. R. (1997) O mundo no papel – As implicações conceituais e cognitivas da leitura e da escrita. Trad. Sérgio Bath, São Paulo: Ática (Coleção Múltiplas Escritas).
STOCK, B (1983) The implications of literacy. In: OLSON, D. R. (1997) ) O mundo no papel – As implicações conceituais e cognitivas da leitura e da escrita. Trad. Sérgio Bath, São Paulo: Ática (Coleção Múltiplas Escritas).
TEBEROSKY, A. (julho/1984) La intervencíon pedagógica y la compreención de la lengua escrita. Texto apresentado no Primeiro Congresso Latinoamericano de Lectoescritura, São José da Costa Rica.
TOLCHINSKY, L. (1990) Lo práctico, lo científico y lo literário: três componentes en la noción de “alfabetismo”. Comunicación, Lenguaje y Educación, Universidade de Barcelona, 6, p. 53-62.
WELLS, G. (1990) Condiciones para una alfabetización total. Cuadernos de Pedagogia. Barcelona: 179, p.11-5.
Maria do Carmo Abib de Moraes Polimeno – Mestre em Educação pela FE- Unicamp; Pedagoga com trabalhos nas áreas de Alfabetização e Formação de Professores; Professora da FAAT- Faculdades Atibaia
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).