<strong>O HIPERTEXTO COMO IMAGINAÇÃO DO CURRÍCULO E DE CONHECIMENTOS PRODUZIDOS NA ESCOLA<strong>
Palavras-chave:
Currículo. Imaginação. Hipertexto.Resumo
O texto apresentar um recorte do movimento produzido na pesquisa homônima ao título deste texto, trazendo para a discussão algumas das janelas abertas na imaginação e na produção de currículos, bem como algumas das conexões, das aglutinações/dispersões dos conhecimentos ligados às produções nas escolas. O estudo, em andamento, iniciou-se no primeiro semestre de 2002 e ganhou intensidades com o estabelecimento de trabalho conjunto com professoras, orientadoras pedagógicas, diretoras e alunos em escolas públicas
nos municípios de Campinas-SP e Paulínia-SP. Participam, assim, professoras que lecionam nas EMEFs – Escolas Municipais de Ensino Fundamental – de Campinas-SP, Dulce Bento Nascimento e Padre Narciso Vieira Ehrenberg e na EMEF Yolanda Tiziani Pazetti, localizada em Paulínia. Analisaremos aqui os hipertextos-currículos produzidos/imaginados nessa última EMEF. Propomos, que o currículo seja imaginado e produzido como hipertexto, potencializando a conexão de diversificados conhecimentos e linguagens.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gastor. O Ar e os sonhos: ensaio sobre a imaginação do movimento. São Paulo: Martins fontes, 2001.
CARTER, Philip D. Truth or Fiction: problems of validity and
authenticity in narratives of Action research. Educational Action Research, Vol. 10, Number 1. Cambridge University Press, United Kingdom, 2002.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede – A era da informação: economia, sociedade e cultura; V. 1. Tradução: Roneide Venâncio Majer. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CORAZZA, Sandra Mara. Diferença pura de um pós-currículo. In: LOPES, Alice Casimiro e MACEDO, Elizabeth. (Org.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução: Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: ED. 34, Vol. I, 1992. (Coleção TRANS).
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. O que é filosofia? Tradução: Bento Prado Júnior e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992. (Coleção TRANS).
. Mil platôs: Capitalismo e esquizofrenia. Tradução:
Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa. Rio de Janeiro: ED.
, Vol. I, 1995. (Coleção TRANS).
IANNI, Otavio. A sociedade Global. 8. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola,
. O que é virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.
LOPES, Alice Casimiro e MACEDO, Elizabeth. (Org.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002a.
. O pensamento curricular no Brasil. In: LOPES, Alice
Casimiro e MACEDO, Elizabeth. (Org.). Currículo: debates
contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002b. pp. 13-54.
MACHADO, Arlindo. Máquina e imaginário: o desafio das poéticas tecnológicas. São Paulo: EDUSP, 1993.
M.E.C. (Ministério da Educação e Cultura). Parâmetros
Curriculares Nacionais (Terceiros e Quartos Ciclos do Ensino
Fundamental).Brasília: MEC/SEF, 1998.
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Currículo, diferença cultural e diálogo. In: Educação & Sociedade: Revista quadrimestral de Ciência da educação/ Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES), nº 79. Campinas: CEDES, 2002.
. A crise da teoria curricular crítica. In: COSTA, Marisa
Voraber. (Org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. 3.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
. O campo do currículo no Brasil: os anos noventa. In:
CANDAU, Vera Maria. (Org.) Didática, Currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
NASCIMENTO, Evandro. “Derrida e a Cultura”. In: NASCIMENTO, Evandro, GLENADEL, Paula (orgs.) Em torno de Jacques Derrida. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2000. p. 9-26.
SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quarter, 2000.
VEIGA-NETO, Alfredo. De Geometrias, Currículo e Diferenças. In: Educação & Sociedade: Revista quadrimestral de Ciência da educação/ Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES), nº 79. Campinas: CEDES, 2002a.
. Espaço e Currículo. In: LOPES, Alice Casimiro e
MACEDO, Elizabeth. (Org.). Disciplina e integração curricular: histórias e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002b.
ROLNIK, Suely. Despachos no museu: sabe se lá o que vai
acontecer... In: RAGO, Margareth, ORLANDI, Luiz B. L. e
VEIGA-NETO, Alfredo (orgs.). Imagens de Foucault e Deleuze: ressonâncias nietzchianas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
TEIXEIRA, Francisco Elinaldo. Cinema e poética de Subjetivação. In: BARTUCCI, Giovana (org.). Psicanálise, Cinema e Estética de Subjetivação. Rio de Janeiro: Imago Ed., 2000.
José Mário Aleluia Oliveira – Graduado em Processamento de Dados pela Faculdade Rui Barbosa e Licenciado em Matemática
pela Faculdade Oswaldo Cruz, atualmente leciona na FAAT – Faculdades Atibaia –, nos cursos de Pedagogia e Comunicação Social. Doutorando no programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Unicamp – Universidade
Estadual de Campinas, na área temática “Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).