<strong>PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: SUBJETIVIDADE E TRABALHO.<strong>
Palavras-chave:
Globalização, qualidade no trabalho, espaçoResumo
O texto aponta para uma discussão do papel do professor no contexto do trabalho procurando discutir os difíceis caminhos percorridos por um profissional da educação para encontrar um lugar para a sua subjetividade no espaço organizacional. Num cenário globalizado, o papel do professor ainda está preso as amarras de um paradigma secular que o conduz a um desempenho profissional desvinculado das novas propostas da gestão do Ser na construção do Fazer.
Downloads
Referências
ALVES, R. Conversas com quem gosta de Ensinar. São Paulo: Artes Poéticas, 1995.
CASTRO, N. A. Qualificação, qualidades e classificações. São Paulo: Revista Educação & Sociedade, n. 45, agosto, 1993.
DEJOURS, C. A loucura do Trabalho. São Paulo: Cortez, 1992.
DEMO, P. Pesquisa. Princípio Científico e Educativo. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1996.
DAVEL, E. e VERGARA, S. C. Gestão de Pessoas, subjetividade e objetividade nas Organizações. In: DAVEL,E. VERGARA, S. C. (org.) Gestão com Pessoas e Subjetividade. São Paulo: Atlas, 2001.
DOWBOR, L. Educação, Tecnologia e Desenvolvimento. In: BRUNO, L. (org.) Educação e Trabalho no Capitalismo Contemporâneo. São Paulo: Atlas, 1996.
FREIRE, P. Professora sim, Tia não. Petrópolis: Vozes, 1991.
HABERMAS, J. Para a reconstrução do materialismo histórico. São Paulo: Brasiliense, 1990.
HIRATA, H. Da polarização das qualificações ao modelo da competência. In: 1994.
FERRETI, C. J. et. al. Tecnologias, Trabalho e Educação. Um debate multidisciplinar. Petrópolis, RJ: Vozes.
LEITE, M.P. de; O futuro do trabalho- novas tecnologias e subjetividade operária. São Paulo: Página Aberta, 1994.
LEITE, J. E. T. Nós quem, cara pálida?: a razão depois de Taylor. In:
DAVEL, E. e VASCONCELOS, J. (org.) Recursos Humanos e
Subjetividade. Petrópolis: Vozes, 1997.
LIBÂNEO, J.C. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. Coleções da Nossa Época. São Paulo: Cortez, 1998.
PIAGET,J. Psicologia e Pedagogia. 4.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1976.
ROULEAU, L. Emoção e Repertórios de gênero nas organizações. In: DAVEL, E., 2001.
VERGARA, S. C. Gestão com Pessoas e Subjetividade. São
Paulo:Atlas.
SAVIANI, D. Ensino Público e algumas falas sobre Universidade. Coleção Polêmicas do nosso tempo. 5. ed. São Paulo: Cortez, n. 10, 1991.
SIBENEICHLER,F.B. Jürgen Habermas. Razão comunicativa e emancipação. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.
WICKERT, L. F. O adoecer Psíquico do Desempregado. In: Psicologia: Ciência e Profissão, ano 19, n.1, 1999.
Regina de Fatima Damazo – Psicóloga, Psicopedagoga, Mestre em Educação, Professora do Curso de Pedagogia da FAAT, Coordenadora do curso de pós graduação em Psicopedagogia
da FAAT.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).