v. 1 n. 4 (2006): Momentum

					Visualizar v. 1 n. 4 (2006): Momentum

Não acredito em pesquisa solitária,

acredito em pesquisa solidária.

                                                                Jean Piaget
Escolhemos a frase do grande pesquisador suíço como epígrafe desta edição porque a mesma retrata de forma exemplar a noção principal que orienta esta revista, qual seja, que a pesquisa é um princípio educativo, é o próprio movimento do pensar e da produção do conhecimento e que, além disto, o conhecimento deve ser fruto de um projeto coletivo, de um fazer coletivo, no qual as múltiplas experiências e saberes se encontram. Pois que o “ todo é sempre maior que a soma das partes”. Desta maneira, a valorização do diálogo, do intercâmbio e da multiplicidade de visões é essencial para que o conhecimento se produza de forma crítica e reflexiva.

A concepção de que a pesquisa deve ser um princípio educativo se expressa de forma clara nesta edição, na qual podemos ler artigos coletivos, produzidos pelos orientadores e orientandos contemplados pelo PIC-FAAT (Programa de Iniciação Científica).Vale ressaltar que versões preliminares destes artigos foram aprovadas e apresentadas em importantes congressos nacionais de iniciação científica.

Assim, os artigos: O Direito dos Parentes, Cônjuges e Companheiros aos Alimentos, de Cristiano Pereira Moraes Garcia (docente) , Celso Eduardo Santos Mendes e Sebastião Carlos Bastos Ferraz (graduandos); Análise das Características do Blog e Fotolog como Ferramentas no Ensino de Inglês no Ensino Fundamental e Médio de Marlene de Almeida Augusto de Souza (docente), Darci dos Santos e Júlio Sérgio Domingues dos Reis (graduandos) e A História da Educação e de Atibaia Através de um Estudo de Caso: o grupo escolar José Alvim (1890-1930) de Orivaldo Leme Biagi (docente), Gilvan Elias Pereira (docente), Ana Cláudia de Souza Magro e Pedro Fabrício Gomes (graduandos) se apresentam como o resultado prático desta concepção

Vale ressaltar que o incentivo a pesquisa não se dá apenas através do PIC-FAAT , mas também pelo apoio técnico e financeiro a participação de professores e alunos em congressos nacionais.Um exemplo disto é o relato de pesquisa Concepções sobre o Processo de Ensino-Aprendizagem: um estudo no espaço de cursos de formação de professores de Glória Aparecida Pereira de Oliveira (docente) e Karen Ferrari Rondina (graduanda), que foi apresentado no XIII ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino na Universidade Federal de Pernambuco, neste ano.

Como consideramos a dimensão dialógica da pesquisa e do próprio conhecimento como elementos essenciais, não poderíamos nos contentar em publicar apenas artigos produzidos por professores da instituição, antes pelo contrário, como já vem sendo feito nas últimas edições, apresentamos artigos de professores-pesquisadores de excelente qualidade que pleitearam publicação nesta edição. Neste número apresentamos os artigos Ferramenta de Apoio à Tomada de Decisão para as Atividades Sociais do Terceiro Setor: uma Solução para Gestão Eficaz dos pesquisadores e docentes Miguel Arantes Normanha Filho e Marise de Barros Miranda e o artigo Leitura e ensino: Percepção Objetiva e Concepção Subjetiva do pesquisador e docente João Hilton Sayeg-Siqueira.

A valorização da pesquisa nos leva também a publicar artigos originados de pesquisas realizadas por docentes no desenvolvimento de seus projetos de mestrado e doutorado. Dentro deste grupo apresentamos os artigos: O Conceito de Gênero na Literatura Lingüística de Alaíde Aparecida dos Santos Fernandes; Tapas e Beijos em Esaú e Jacó: uma leitura de Machado de Assis de Sonia Mara Ruiz Brown; O impacto das Novas Mídias nos Adolescentes de Marco Antonio Bravo de Azevedo Gonzaga e As Atividades Acadêmicas e a Formação para a Pesquisa: o Trabalho de Conclusão de Curso de Glória Aparecida Pereira de Oliveira.

O mesmo valor atribuído ao diálogo e a dimensão coletiva da pesquisa nos leva, por outro lado, a buscar o contato com as produções acadêmicas relevantes e colocá-las a disposição dos alunos e docentes, o que se dá, por exemplo, através da resenha do livro Aprender Pensando: Contribuições da Psicologia Cognitiva para a Educação, coletânea de artigos, organizado por Terezinha Nunes, que recebe rigorosa análise na resenha de Regina de Fátima Damazo.

Apresentadas as várias seções da revista, só nos resta reiterar o compromisso com a dimensão solidária da pesquisa, esperando que estes textos possam servir de mote para debates, e que estes, por suas vez, sejam a fonte de novos textos, dentro de um processo dialético de construção do conhecimento, forma fundamental de garantia de sua dimensão crítica e reflexiva.

              Marcos R. F. Bernardi

Presidente do Conselho Editorial

Publicado: 2017-07-04