<strong>ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DO BLOG E FOTOLOG COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE INGLÊS NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO<strong>
Palavras-chave:
Ensino de Inglês, Ensino Fundamental e Médio, Modalidades de Comunicação Mediada por Computador, Fotologs, Blogs.Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa desenvolvida por dois alunos do curso de Letras da FAAT durante o Projeto de Iniciação Científica de 2005. Tal pesquisa teve por objetivo analisar e compreender as principais características dos fotologs e blogs para identificar em que medida tais modalidades de comunicação mediada por computador podem ser utilizadas no ensino de Inglês no Ensino Fundamental e Médio.Downloads
Referências
ALMEIDA FILHO, J. C. P. de (org.). O Professor de Língua Estrangeira em Formação. Campinas: Pontes, 1999.
BAKHTIN, M. (1986). Marxismo e Filosofia da Linguagem: Problemas Fundamentais do Método Sociológico na Ciência da Linguagem. Ed. Hucitec. SP. 3ª ed.
BELL, Bryan. The Ford Log: Webloggin in Schools. Disponível em http://www.weblogs4schools.co.uk/TheFord/ WhyWeblogs. Acesso em 20/08/2005
CHAPMAN, R. (s/d). Redefining Equity: Meaningful Uses of Technology in Learning Environments Position Paper on Equity and Educational Technologies. Disponível em . Acesso em 11/08/2002.
DAVIS, ANNE. Weblogs: the possibilities are limitless. Disponível em http://anvil.gsu.edu/NECC2004/about. Acesso em 29/07/2005.
HACKETT, L. (s/d). The Internet and e-mail: useful tools for foreign language teaching and learning. Disponível em . Acesso em 11 de agosto de 2002.
LEFFA, V. J. Metodologia do ensino de línguas. In BOHN, H.I.;
VANDRESEN, P. Tópicos em linguistica aplicada: O ensino de linguas estrangeiras. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1988. p.211236.
McCLEARY, L. E. (1996). Aspectos de uma Modalidade de Discurso Mediado por Computador. Tese de Doutorado, Departamento de Lingüística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
MELLO, V. (1998). Report on a Penpal Project, and Tips for Penpal-Project Success. The Internet TESL Journal, vol IV, no 1. Disponível em < http://www.geocities.com/vcqm/ article02.html>. Acesso em 20 de abril de 2002.
NAGEL, P.S. (s/d). E-mail in the Virtual ESL/EFL Classroom. Disponível em <http://iteslj.org/Articles/NagelEmail.html>. Acesso em 11 de agosto de 2002.
NASCIMENTO, R.B. & NICOLINO, T.F. (2002). Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior – o caso da Universidade Federal do Ceará. Disponível em . Acesso em 20 de abril de 2003.
SHETZER, H. & WARSCHAUER, M. (2000). An electronic literacy approach to network-based language teaching. In WARSCHAUER, M. & KERN, R. (eds.). Disponível em . Acesso em 11/08/2002.
SOUZA, V. (2002). O Uso do Correio Eletrônico na Aula de Língua Inglesa: Atitudes Colaborativas. In Revista Transfazer, 1a ed., pp. 24-33.
TELLA, S. (1992). Talking Shop Via E-Mail: A Thematic and Linguistic Analysis of Electronic Mail Communication. University of Helsinki: Department of Teacher Education Research.
VYGOTSKY, L.S. (1991). Pensamento e Linguagem. Martins Fontes. São Paulo. 3a ed.
WARSCHAUER, M. & HEALEY, D (1998). Computers and language learning: An overview. Disponível em . Acesso em 11/08/ 2002.
WARSCHAUER, M. (2001). Online Communication. In CARTER, R. & NUNAN, D. (Eds.). The Cambridge Guide to teaching English to speakers of other languages (pp. 207-212) Disponível em < http://www.gse.uci.edu/markw/oc.html>. Acesso em 11 de agosto de 2002.
WIDDOWSON, H.G. (1991). O Ensino de Línguas para a Comunicação. Campinas, São Paulo: Pontes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).