<strong>FERRAMENTA DE APOIO À TOMADA DE DECISÃO PARA AS ATIVIDADES SOCIAIS DO TERCEIRO SETOR: UMA SOLUÇÃO PARA GESTÃO EFICAZ</strong>

Autori

  • Miguel Normanha Filho

Parole chiave:

Terceiro-setor, gestão de projeto, BSC – Balanced scorecard, gerontologia social.

Abstract

O terceiro setor tem sido a alternativa para muitas empresas do setor privado, no que tange as suas ações de responsabilidade social, em diversos segmentos como no campo sócio-cultural em comunidades, ambiental e desenvolvimento sustentável. Projetos sociais relacionados a esses segmentos promovem ações de impacto sócio-econômico. A questão discutida norteia a capacidade dessas entidades: empresas do setor privado e organizações sem fins de lucro cujo objetivo é social, de gerenciar e criar políticas estratégicas, no âmbito organizacional, de médio e longo prazo para sustentar a continuidade de ações sociais avaliando sua eficácia e alcance das metas, através de sistema de mensuração de desempenho na criação de valor. Esta proposta associa a gestão de projetos seguindo os procedimentos do PMBOK- Project Management Body of Knowledge e a metodologia do BSC - Balanced scorecard na modelagem de uma ferramenta de sistema de informação aplicada a uma atividade cujo objetivo é social e específico, a gerontologia social, tratando a gestão e mensuração de serviços relativos ao processo de atenção do envelhecimento da população da cidade de São Paulo e das organizações que atuam com a terceira idade. Configurando também, em uma ferramenta de apoio à tomada de decisão para empresas do setor privado que atuam em projetos relacionados ao Terceiro Setor, no âmbito da responsabilidade social.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ANSOFF, H. Igor. Administração estratégica. São Paulo: Atlas, 1983.

CAMARANO, Ana Amélia. Texto para discussão No.: 858: Envelhecimento da população brasileira: uma contribuição demográfica. Rio de Janeiro: IPEA, 2002.

CERTO, Samuel C.; PETER, J. Paul. Administração estratégica – planejamento e implantação da estratégia. São Paulo: MAKRON Books, 1993.

DOWBOR, Ladislau. A gestão social em busca de paradigmas. In: RAICHELIS, RAQUEL; RICO, Elizabeth de Mello. Gestão social – uma questão em debate. São Paulo: EDUC, 1999.

DRUCKER, Peter. A administração na próxima sociedade. 1a. ed. São Paulo: NOBEL, 2003.

GARHL, E. A. Sistema de apoio a utilização do Balanced Scorecard (BSC) aplicado a uma organização de software. Artigo. II Congresso Brasileiro de Computação – CBComp – 2002.

GIANESI, Irineu G. N.; CORRÊA, Henrique Luiz. Administração estratégica de serviços. São Paulo: Atlas, 1994.

HUDSON, Mike. Administrando organizações do terceiro setor. São Paulo: MAKRON Books, 2004.

IBGE. Síntese de indicadores sociais. Rio de Janeiro: 2001.

KAPLAN, R. S. & NORTON, D. P. A Organização Orientada para a Estratégia. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2000.

KARSCH, Ursula M. Simon. O serviço social na era dos serviços. 3a. ed. São Paulo: Cortez, 1998.

KERZNER, Harold. Gestão de Projetos: As melhores práticas. Porto Alegre: Bookman, 2002.

LAUDON, K.C & LAUDON, J.P. Sistemas de Informação. Rio de Janeiro. Editora 1999.

MINTEZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safári de estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2000.

MIRANDA, Marise de Barros; ALBUQUERQUE, Antonio Roberto P. L.. Artigo: Uma abordagem para a visão estratégica empresarial – O BSC – Balanced Scorecard – traduza a visão estratégica da empresa? São Paulo: 2003.

MONTGOMERY, Cynthia A.; PORTER, Michael, (Org.). Estratégia – a busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

PADOVEZE, L. C. Controladoria – Estratégia e Operacional. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide): Edição 2000.

SILVEIRA, Aldery Júnior; VIVACQUA, Guilherme. Planejamento estratégico como instrumento de mudança organizacional. 2a. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

TÉBOUL, James. A era dos serviços. Rio de janeiro: Qualitymark, 2002.TORRES, M. C. S. O uso da simulação em uma perspectiva do Balanced Scorecard.. 146 folhas. Monografia (Instituto Militar de Engenharia). Rio de Janeiro. 1994.

TORRES, M. C. S. O uso da simulação em uma perspectiva do Balanced Scorecard.. 146 folhas. Monografia (Instituto Militar de Engenharia). Rio de Janeiro. 1994.

VALERIANO, Dalton L. Gerenciamento estratégico e administração por projetos. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

VOTOLINI, Ricardo (Org.). Terceiro setor – planejamento e gestão. São Paulo: Senac, 2003.

WRIGHT, Peter; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração Estratégica. São Paulo: Atlas, 2000.

ZIMERMAN, Guite L. Velhice – aspectos biopsicossociais. Porto Alegre: Artemed, 2000.

Pubblicato

2017-07-04

Come citare

Filho, M. N. (2017). <strong>FERRAMENTA DE APOIO À TOMADA DE DECISÃO PARA AS ATIVIDADES SOCIAIS DO TERCEIRO SETOR: UMA SOLUÇÃO PARA GESTÃO EFICAZ</strong>. MOMENTUM, 1(4), 73–90. Recuperato da https://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/106

Fascicolo

Sezione

Artigos