<strong>AS ATIVIDADES ACADÊMICAS E A FORMAÇÃO PARA PESQUISA: O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO </strong>

Authors

  • Gloria Pereira Oliveira

Keywords:

Atividades acadêmicas, Pesquisa, Trabalho de Conclusão de Curso, Monografia

Abstract

A intenção deste estudo é destacar, entre as atividades acadêmicas que se configuram como possibilitadoras da preparação para pesquisa, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A relevância de se discutir estas questões reside principalmente na análise do momento atual do ensino superior, quando muitas instituições universitárias voltam-se para si mesmas, buscando ter clareza sobre o seu papel em relação à comunidade em que se localizam, nos contextos nacional e internacional, sobre o ensino que oferecem e a pesquisa que desenvolvem. A monografia se configura como uma atividade de pesquisa científica, em função dos recursos metodológicos que exige na sua elaboração. O trabalho monográfico deve ultrapassar o nível da simples compilação de textos, dos resumos ou opiniões pessoais, exigindo um maior rigor na coleta e análise dos dados a serem utilizados, podendo ainda avançar no campo do conhecimento científico, propondo alternativas para abordagens teóricas ou práticas nas várias áreas do saber.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BELLI, V. Ensino, valores e produção do conhecimento: a orientação de monografias no curso de graduação em pedagogia. In: X ENDIPE – ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, Rio de Janeiro, 2000. Anais. Rio de Janeiro, maio./jun., 2000.527p., p. 407-408.

BOAVENTURA SANTOS, de S. Um discurso sobre as ciências. Porto: Afrontamento, 1995.

CASTANHO, S. E. G. Educação superior do século XXI: discussão de uma proposta. Caxambú, ANPED/ 2000. Disponível em: http://anped.org.br/, acesso em 20/04/2001.

ECO, U. Como se faz uma Tese. São Paulo: Perspectiva, 1983.

FACHIM, O. Fundamentos de Metodologia. São Paulo: Saraiva, 2002.

FREDDO, A. C. C. O Trabalho de Conclusão de Curso como Proposta de Reflexão. Horizontes, Bragança Paulista, v.12, n.1, p.69-75, jan./jun,1994. KERSCHER, M. A;

KERSCHER, S. A. Monografia como fazer. Rio de Janeiro: Thex Editora, 1999.

INÁCIO FILHO, G. A monografia na universidade. Campinas: Papirus, 1995.

LEAL, Maria C. Razão Científica e Educação Científica. In: TRINDADE, V; FAZENDA, I., LINHARES, C. (Orgs.) Os Lugares dos Sujeitos na Pesquisa Educacional. Campo Grande: UFMS, 2001.

LEITE, S. A. Desafios para a pesquisa sobre iniciação científica em psicologia. In:

BONFIM, E. de M. (Org.). Coletâneas da ANPEPP, Formações em Psicologia: Pós-Graduação e Graduação, 1 (8), set., 1996.

MONTEIRO, G. Guia para Elaboração de Projetos, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), Dissertação e Teses. São Paulo: Edicon, 1998.

OLIVEIRA, G.P.; PEREIRA, M. A. L. Visão do aluno_ futuro professor_ sobre o Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia. In: X ENDIPE – ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, Rio de Janeiro, 2000. Anais. Rio de Janeiro, maio./jun., 2000. 527p., p.433-434.

OLIVEIRA, G.P.; PEREIRA, M. A. L.; AZZI, R.G. Concepção do Conceito de Pesquisa por Alunas Concluintes de um Curso de Pedagogia. In: VI CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES. Águas de Lindóia: São Paulo, nov.,2001. Anais. Águas de Lindóia, ago., 2001. 214p., p.169.

OLIVEIRA, L. C. V. Iniciação à pesquisa no ensino superior: o novo e o velho espírito nas atividades acadêmicas. Caxambú, ANPED/2001. Disponível em: http://anped.org.br/, Acesso em 18/10/2002.

PARECER CNE/CP/009/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em Nível Superior, Curso de Licenciatura, de Graduação Plena.

RIOS, M. de F. S. Experiências dos Alunos de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão Durante a Avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso. Pesquisa em Foco, São Luís, v.7, n.9, p.203-215, jan./jun. 1999.

SEVERINO, J. A. Metodologia do Trabalho Científico. 19.ed. São Paulo: Cortez, 1996.

VICTORIANO, B.A. D.; GARCIA, C.C. Produzindo a monografia: Trabalho de Conclusão de Curso. São Paulo: Publister, 1996.

VIDAL, E. M. Educação científica e formação de professores: investigando domínios conceituais. In: XI ENDIPE – ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, Goiânia, 2002. Anais. Goiônia, maio., 2002. p. 528, p.193-194.

Published

2017-07-04

How to Cite

Oliveira, G. P. (2017). <strong>AS ATIVIDADES ACADÊMICAS E A FORMAÇÃO PARA PESQUISA: O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO </strong>. MOMENTUM, 1(4), 123–142. Retrieved from https://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/109

Issue

Section

Artigos