v. 1 n. 11 (2013): Momentum

revista faat vol 11

É com muito orgulho que a FAAT apresenta a nova edição da revista MOMENTUM. O presente número contém artigos de grande relevância intelectual para o atual momento acadêmico brasileiro e mundial.

Logo na abertura da revista temos o artigo orientações didáticas e o discurso da negritude: da idealização à reificação, do pós-doutor Jarbas Vargas Nascimento e da doutoranda Rosângela Aparecida Ribeiro Carreira, analisando criticamente as imagens estereotipadas da África presentes em documentos oficiais.

O artigo seguinte, o princípio da Codificação e a Adequada proteção dos Bens Jurídicos, do doutorando, promotor de justiça e professor Alexandre Rocha Almeida de Moraes, apresenta discussões sobre os desejos da sociedade por novos modelos de política criminal.

Remuneração de executivos e desempenho das Companhias Abertas Brasileiras: uma Visão empírica após a publicação da instrução normativa CVM 480 (autoria dos professores: Juliano Augusto Orsi de Araujo, mestre; Cláudio Parisi, doutor; Aldy Fernandes da Silva, doutor; e Wilson Toshiro Nakamura, doutor), a partir da nova instrução normativa, debaterá sobre a relação entre a remuneração de executivos e o desempenho das companhias abertas brasileiras.

Ainda na área de Negócios, o artigo seguinte, Formas de Comunicação do processo CiM no Mercado de Concessionárias de Automóveis e Comerciais Leves novos (autoria dos professores: Ricardo Ragazzo Corrêa da Silva, mestrando; Teresa Dias de Toledo Pitombo, mestra; Christiano França da Cunha, doutor; Antonio Carlos Giuliani, doutor; Nadia Kassouf Pizzinatto, doutora; e Andrea Kassouf Pizzinatto, doutora), procura mostrar o maior número possível de formas e meios de se comunicar através de mensagens dirigidas, visando a atingir o consumidor de automóveis e comerciais leves novos.

O pós-doutor e professor Orivaldo Leme Biagi procura discutir os vários conceitos de contracultura no artigo Juventude e rebeldia nos Anos 60 e 70 do Século xx – A problemática do Conceito de Contracultura, procurando demonstrar as dificuldades de conceitualizar um movimento cultural tão extenso.

O artigo Marketing na internet – os desafios de uma Loja Virtual de roupas e Acessórios Femininos, do mestre e professor Paulo Kazuhiro Izumi e da tecnóloga em Gestão Comercial Joseane Silva dos Santos, estuda as ferramentas de marketing na internet no setor de roupas e acessórios femininos, setor este que teve expansão bastante significativa, em particular no crescimento do comércio eletrônico.

O “Animal eletrônico”: notas para uma Composição típica-ideal sobre o Fenômeno do Ciberativismo Verde, da doutora Samira Feldman Marzochi, discorre sobre uma nova forma de fazer política, o ciberativismo (no caso específico do artigo, um ciberativismo ecológico), que parece não corresponder aos modelos clássicos de atuação política.

E, para concluir a revista, a doutoranda e professora Danielle Guglieri Lima nos apresenta o artigo Adoniran Barbosa: uma explosão de Criatividade, procurando demonstrar a manifestação da criatividade do compositor Adoniran Barbosa, com bases teóricas da Psicologia e da Pedagogia, analisando duas músicas de sua autoria, “As Mariposa” e “Tiro ao Álvaro”.

Esperamos que os artigos provoquem inquietações, dúvidas, surpresas – ou seja, que ajudem nas suas mais profundas reflexões intelectuais.

Ph. D. Orivaldo Leme Biagi

Publicado: 2017-06-27