<strong>Orientações Didáticas e o Discurso da Negritude - Da Idealização à Reificação</strong>

Autores

  • Jarbas Vagas Nascimento
  • Rosângela Ribeiro Carreira

Palavras-chave:

Discurso, Negritude, Ethos, Preconceito e Estereótipos.

Resumo

Este artigo apresenta uma Análise do ethos africano presente em documentos oficiais, delimitando-se à análise das Orientações Didáticas Etnicorraciais (ODE) – ciclo I, do Município de São Paulo, com o objetivo de demonstrar que ainda as imagens de África são estereotipadas, analisando, a partir da Análise do Discurso de linha francesa, as diferentes dimensões semânticas que este ethos apresenta, demonstrando que, se por um lado, instaura e garante os direitos da população negra e indígena de terem, assim, seu passado e sua cultura resgatados, por outro, a maneira como o suporte se organiza manifesta o controle social inter-racial. No momento em que estabelece e inicia a questão apresentando elementos já postos como preconceito, discriminação e estereótipos.

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Publicado

2017-06-27

Como Citar

Nascimento, J. V., & Carreira, R. R. (2017). <strong>Orientações Didáticas e o Discurso da Negritude - Da Idealização à Reificação</strong>. MOMENTUM, 1(11), 9–24. Recuperado de https://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/39

Edição

Seção

Artigos