Vol. 1 No. 5 (2007): Momentum

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O ato de estudar, no fundo, é uma atitude frente ao mundo

                                                                    Paulo Freire

O que é uma instituição de ensino superior? Qual sua função? O que se entende por conhecimento? Estas são questões basilares que estruturam a prática de qualquer ambiente universitário. Pois, se concebermos o conhecimento como acúmulo de informações, transformamos o ato de estudar, bem como o ato de ensinar, em atividades meramente informativas, as quais necessitam de memória mais do que qualquer outra faculdade.

Contudo, concebemos o ato de estudar como atitude frente ao mundo, baseado na coragem, humildade, perseverança e criatividade. Assim, construir conhecimento é construir a si mesmo, não apenas intelectualmente, mas também moral e afetivamente.

Portanto, uma instituição de ensino superior não é, nem pode ser, mera cadeia de transmissão de informações. Ela é locus privilegiado de produção de conhecimento, dentro e fora da sala de aula. Ela é um ambiente formador em sentido ampliado.

Por concebermos a instituição superior desta maneira é que temos o prazer de apresentar mais um número de nossa revista, que se apresenta como um dos frutos desta visão.

Inicialmente, partimos do pressuposto que o fomento à pesquisa científica como prática rotineira, como princípio educativo, é elemento fundamental na construção de ambiente acadêmico em sentido amplo, no qual a sala de aula não se apresenta como o único locus de conhecimento, ainda que prioritário.

Neste sentido, o artigo Levantamento das Necessidades Emocionais das Mães e Educadoras de Crianças de Zero a Dois Anos da professora Angela Martines Miranda com as bolsitas Ana Paula Monteiro Garcia e Elisabeth Alonso Carvalheira e Participação Cidadã entre Jovens de Atibaia: a Adesão ao Associativismo Civil do professor Paulo Artur Malvasi com os bolsistas Moriti silva Neto e Heloísa Menzem de Camargo Cesar. se apresentam como frutos valiosos do Programa de Iniciação Científica da Instituição.

O contínuo aprendizado é elemento essencial para a formação do professor, de tal modo que podemos considerar redundante o termo educação continuada para nos referirmos ao processo de formação docente. Isto porque, segundo nosso entendimento, esta não é uma prática optativa, ela é definidora da própria essência deste ofício.

Neste sentido, apresentamos artigos provenientes de teses de doutorado recentemente defendidas por nossos professores. Nesta categoria se enquadram os artigos: Por uma Pedagogia da Leitura de Alaíde Aparecida dos Santos Fernandes e Preocupações com a Identidade do Jornalista de William Pereira de Araújo.

Assim como a pesquisa, o intercâmbio entre professores e pesquisadores é de fundamental importância para o desenvolvimento acadêmico da instituição. Neste sentido, abrilhantam as páginas dessa revista, os artigos A Linguagem Comum dos Lingüistas e dos Pesquisadores em Relações Públicas – resultados parciais de um trabalho interdisciplinar, de duas profissionais com profunda experiência acadêmica, Sidnéia Gomes Freitas, professora titular da USP e Maria José Guerra, em pós doutoramento pela mesma instituição, proveniente de trabalho apresentado em encontro nacional de pesquisa em comunicação (INTERCOM).

Consideramos a reflexão sobre a prática pedagógica, sobre os mais distintos prismas, como fundamental para uma instituição de ensino. Por este motivo, nesta edição apresentamos dois artigos de professores que vem desenvolvendo reflexões sobre o tema em suas teses de doutorado, quais sejam, A Psicanálise e o Avesso do Discurso (Psico) Pedagógico de Tácito Carderelli da Silveira e As Discussões sobre a Integralização entre Teoria e Prática em Cursos de Licenciatura de Marli Amélia Lucas Pereira.

A mutação acelerada de nossa sociedade, bem como as alterações globais, motivadas por todo tipo de influências, sociais, culturais , econômicas, dentre outras, têm gerado amplo campo de reflexão para os estudiosos do direito.Seja do ponto de vista mais técnico, ou seja do ponto de vista filosófico e doutrinário. Dentro deste contexto, apresentamos os artigos A Prova Escrita como Fundamento da Ação Monitória de Márcio Manoel Maidame e O Juiz e o Trilema Axiológico de Olmiro Ferreira da Silva como exemplos de reflexões apuradas sobre o fenômeno jurídico na contemporaneidade.

Finalizamos esta edição com um belo exemplo de análise literária oferecido por Sonia Mara Ruiz Brown, intitulado “Félicité”: a banalidade transformada em arte pela pena de Flaubert.

             Marcos R. F. Bernardi

Presidente do Conselho Editorial

Publié-e: 2017-07-03