<strong>POR UMA PEDAGOGIA DA LEITURA<strong>

Autores

  • Alaíde Santos Fernandes

Palavras-chave:

Leitura, Ensino da leitura, Construção de sentidos.

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre o ensino de leitura, a partir das abordagens cognitiva e discursiva. Na dimensão cognitiva, trata da importância do conhecimento prévio do leitor na construção dos sentidos do texto; na dimensão discursiva, trata do contexto sócio-histórico de produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRANDÃO, Helena H. Nagamini. Introdução à análise do discurso. 5ª ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 1996.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso . In Estética da criação verbal. São Paulo, 2000.

DIJK, Teun Adrianus van. Cognição, discurso e interação. (org. de Koch, I.G.V. São Paulo: Contexto,1996.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. (trad. Luiz Felipe Baeta Neves) 6ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária: 2000.

KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 9ª ed., 2004.

KOCH, Ingedore G.V. Argumentação e linguagem. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2004.

KOCH , Ingedore G.V. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto,1997.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e leitura. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 6ª ed. Campinas: Pontes, 2005.

SILVA, EZEQUIEL Theodoro da e ZILBERMAN, Regina. Pedagogia da leitura: movimento e história . In ZILBERMAN, REGINA & SILVA, EZEQUIEL THEODORO DA (orgs.) Leitura: perspectivas interdisciplinares. 5ª ed. São Paulo: Ática,2004.

SOARES, Magda Becker. As condições sociais da leitura: uma reflexão em contraponto. In ZILBERMAN, REGINA, & SILVA, EZEQUIEL THEODORO DA (orgs.) Leitura: perspectivas interdisciplinares.

Downloads

Publicado

2017-07-03

Como Citar

Fernandes, A. S. (2017). <strong>POR UMA PEDAGOGIA DA LEITURA<strong>. MOMENTUM, 1(5), 87–106. Recuperado de https://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/95

Edição

Seção

Artigos