<strong>“FÉLICITÉ”: A BANALIDADE TRANSFORMADA EM ARTE PELA PENA DE FLAUBERT</strong>

Autores

  • Sonia Ruiz Brown

Palavras-chave:

Flaubert, Félicité, Conto, Trois Contes.

Resumo

Este trabalho apresenta uma das possíveis leituras do conto “Félicité” inserido no livro Trois Contes (publicado em 1877) do escritor Gustave Flaubert, expoente do Realismo francês. Ao longo deste estudo foram observados, sobretudo, os recursos lingüísticos e estilísticos utilizados na arte de narrar, a força de arte de seu autor que permitiu construir, sobre um enredo banal, uma obra grandiosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR e SILVA, Vitor Manuel. Teoria da Literatura . 3ª ed. Coimbra: Livraria Almedina, 1973.

BARNES, Julian. O Papagaio de Flaubert . Trad. de Manuel Paulo Ferreira. Rio de Janeiro: Rocco, 1988.

CRESSOT, Marcel. O estilo e suas técnicas . Lisboa: Edições 70, 1947.

FLAUBERT, Gustave. Les Trois Contes . Paris: Gallimard, collection Folio, 2003.

__________. Três Contos . Trad. de Milton Hatoum e Samuel Titan Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

GARCIA, Othon Maria. Comunicação em Prosa Moderna . 2ª ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1973.

HOUSSAYE, Henry. Journal des débats , 21 juillet 1877.

Os Imortais da Literatura Universal vol. 1. São Paulo: Abril Cultural, 1971.

PROUST, Marcel. “À ajouter à Flaubert”, in Contre SainteBeuve . Paris: Clarac, Gallimard, 1971

Downloads

Publicado

2017-07-03

Como Citar

Brown, S. R. (2017). <strong>“FÉLICITÉ”: A BANALIDADE TRANSFORMADA EM ARTE PELA PENA DE FLAUBERT</strong>. MOMENTUM, 1(5), 209–222. Recuperado de https://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/100

Edição

Seção

Artigos