EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE AS DIRETRIZES NACIONAIS

Auteurs-es

  • Miguel Henrique Russo

Mots-clés :

Educação em Direitos Humanos, Diretrizes, Princípios.

Résumé

O texto desenvolve reflexão sobre os pressupostos teórico-metodológicos das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, fixadas pelo Conselho Nacional de Educação do Brasil. Apresenta os principais aspectos daquelas diretrizes enfatizando os princípios, as dimensões do processo pedagógico envolvido e o tratamento metodológico sugerido para sua implementação. A análise desses aspectos revela articulação teórica entre eles. A exploração sobre a prática escolar revela desconhecimento e insuficiente apropriação pelos agentes da educação e baixo empenho para sua objetivação na escola.

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Références

Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Brasília.

Educação em Direitos Humanos: Diretrizes Nacionais (2013). Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Brasília.

Lei Federal nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília.

Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. (2006). Secretaria Especial de Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, Unesco.

Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012. Conselho Nacional de Educação. Ministério da Educação. (Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos).

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Publié-e

2019-08-28

Comment citer

Russo, M. H. (2019). EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE AS DIRETRIZES NACIONAIS. MOMENTUM, 1(16). Consulté à l’adresse https://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/231

Numéro

Rubrique

Ensaio