v. 1 n. 16 (2018): Momentum

					Visualizar v. 1 n. 16 (2018): Momentum

                           

                               O Centro Universitário UNIFAAT vem anunciar mais um número da revista MOMENTUM.

                               Nos últimos tempos assistimos aos desafios das novas políticas educacionais em nosso país e no mundo, principalmente às discussões da relação das práticas educacionais com os Direitos Humanos. Para um debate mais contundente sobre a temática, apresentamos na abertura da revista, o artigo Estudantes e Cotas para o Acesso ao Ensino Superior numa Cultura Histórica de “Democracia Racial”, do doutor Luiz Fernando Cerri.

                               Os problemas educacionais modernos são um dos temas tratados no Programa de Iniciação Científica da UNIFAAT e, dentro desta temática, apresentamos o artigo O Desinteresse dos Alunos de Ensino Médio pela Escola na Atualidade, da doutora Paula Costa de Andrada com a participação das alunas Marina Conceição de Oliveira, Pâmela Suelen Gama da Cruz, Cristiane Moura Ribeiro Correia e Michele de Paiva, que discute o problema da falta de interesse dos alunos pelos estudos.

                               Pensando na formação do professor, em particular numa das disciplinas mais importantes da vida escolar, ou seja, a Matemática, apresentamos o artigo O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação do Professor que Ensina Matemática: seu uso por diferentes sujeitos, de Marcelo Pereira Rizzi (graduando em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais) e da doutora Keli Cristina Conti.

                               A educação e o universo empresarial também suscitam debates e discussões, como podemos perceber no artigo Plantão Psicológico nas Empresas – uma Modalidade a ser Explorada, da mestra Sandra R. Uliano Smaniotto.

                               O universo jurídico brasileiro também apresenta seus debates no âmbito empresarial: “Custo” Brasil e a Adequação do Poder Judiciário às Necessidades do Setor Empresarial: a Corte de Chancelaria de Delaware – um Exemplo (a ser Seguido), do doutor Márcio Manoel Maidame, explora esta temática. As alterações das leis trabalhistas, afetando o universo empresarial e dos trabalhadores, também são discutidas no artigo de Iara Alves Cordeiro Pacheco, Grupo Econômico e Sucessão de Empregadores.

                               As relações internacionais são trabalhadas no artigo de Vanessa Cristina André de Paiva, A Evolução da América Latina e as Dificuldades do Cone Sul para a Consolidação do Mercado Comum. E o legado das Olímpiadas no Brasil, evento que envolve o mundo, é tratado no artigo de Flávio Agnelli Mesquita, A Construção do Legado Olímpico: uma Análise das Vozes Responsáveis pelo Discurso dos Jogos Rio 2016.

                               Um dos mais graves problemas sociais também recebe tratamento na presente revista: Disputas Narrativas no Debate Público sobre Política de Drogas: Limites do Antiproibicionismo no Contexto da Guerra às Drogas, do doutor Paulo Arthur Malvasi, discutindo os limites que as narrativas antiproibicionistas encontram no contexto institucional do Brasil contemporâneo.

                               Outra pesquisa do Programa de Iniciação Científica da UNIFAAT ganha vida no artigo O Direito e a Atuação do Jurista sob a Perspectiva da Sétima Arte, do professor Júlio César de Lima Ribeiro, trabalho de pesquisa este que contou com os seguintes alunos: Ana Carolina Pereira; Bruno H. da Silva; Carlos Marcelo Pistoresi; Caroline Aparecida Pinheiro; Caroline Suppione de Almeida Cordeiro; Cláudia Helena dos Santos Souza; Daniele Rodrigues Leite; Donato Angelo Caleme; Gabriel Lacusta; Gustavo Marques Merissi; Jacqueline Barboza Oliveira; Júlia Lopes; Laerte Tadeu Teixeira Martins; Leidiani Félix de Carvalho; Letícia da Silva Pistoresi; Monique Tavares Freitas; Pedro Paulo de Mello Ferreira Natal; Pérola Andrade Cirne; Samila Figueiredo Lopes, Sara Cristina de S. Santos, Tamires Correa Bibiano da Silva e Vitor Yuji Fujihara.

                               A literatura também é uma das preocupações da revista e, assim, apresentamos o artigo da doutora Sonia Mara Ruiz Brown, O Diálogo de Florbela Espanca com Nobre e Quental.

                               Para fechar a edição, apresentamos o ensaio Educação em Direitos Humanos: Reflexão Crítica sobre as Diretrizes Nacionais, do doutor Miguel H. Russo, texto que discute de maneira intensamente crítica os problemas atuais da educação brasileira.

                               Depois de muitos anos como editor da MOMENTUM, anuncio que estou me despedindo desta incumbência. Foram momentos maravilhosos e, com certeza, que deixaram muitas lembranças e aprendizados felizes e intelectualmente importantes. Desejo imensa sorte para quem for me substituir e agradeço imensamente aos mantenedores, diretores, coordenadores, professores, funcionários e alunos da UNIFAAT por ajudarem a deixar este trabalho como algo tão gostoso de fazer. E, logicamente, agradeço a todos os leitores – a razão de existir de qualquer revista.

                               Obrigado a todos!

                               Boa leitura!

 

Orivaldo Leme Biagi

Publicado: 2019-08-28

Artigos