Vol. 1 N.º 14 (2016): Momentum
É com grande satisfação que anuncio outra edição da revista MOMENTUM.
A revista apresenta, como artigo inaugural, as reflexões educacionais do doutor Miguel Henrique Russo, no artigo ensino técnico de nível Médio: dicotomia entre a educação Geral e a Formação técnica.
Ainda na área da Educação, mais especificamente no campo da História, o doutor Luís Fernando Cerri aborda as diferentes visões de mundo da América do Sul e da Europa no artigo Consciência Histórica Sul-Americana e Consciência Histórica europeia.
A formação de professores é uma das maiores preocupações acadêmicas da FAAT como um todo e, assim, o artigo da mestra Glória Aparecida Pereira de Oliveira, A participação do Curso de pedagogia-FAAt no programa institucional de Bolsa de iniciação à docência (pibid): novas perspectivas de Formação de professores, será uma importante contribuição para as discussões sobre o tema.
O universo jurídico é contemplado na presente edição da MOMENTUM: As Garantias nas Relações de Consumo, de Elson de Araújo Capeto, e O processo de inventário no novo Código de processo Civil, do doutor Cristiano Pereira Moraes Garcia (junto dos alunos que também trabalharam com o professor – o presente artigo é fruto direto do Programa de Iniciação Científica da FAAT), apresentam intensas análises de seus respectivos temas.
Também trabalho do Programa de Iniciação Científica da FAAT, a doutora Paula Costa de Andrada e seus orientandos apresentam o artigo Construindo pontes entre a Carteira da Faculdade e a Mesa do professor: uma proposta de intervenção da psicologia escolar.
A Responsabilidade enunciativa em uma Carta-Resposta de Mr. Milles, de Natalie Nara Mastrangi Goes, trabalha com questões envolvendo estruturas linguísticas – tema fundamental para o momento atual de grande produção midiática e suas formas de expressão.
O doutor Giuliano Tosin, junto com seus orientandos do Programa de Iniciação Científica da FAAT, apresenta o artigo As Histórias em Quadrinhos da turma da Mônica como Ferramentas para a inclusão escolar, procurando unir as produções intelectuais do universo da Comunicação com as preocupações educacionais atuais, como é o caso da inclusão.
E, para encerrar, outra reflexão sobre Comunicação e Pedagogia: produção integrada como estratégia pedagógica, artigo produzido pelos professores Osni Tadeu Dias e William Pereira de Araújo.
Boa Leitura!
Ph.D. Orivaldo Leme Biagi