<strong>Consciência Histórica Sul-Americana e Consciência Histórica Europeia<strong>
Resumo
A comparação de dados empíricos de duas pesquisas diferentes sobre aprendizagem e cultura política de jovens estudantes é o tema deste ensaio. Sem pretensão de validade estatística, dadas as limitações das bases de dados utilizadas, reivindica-se apenas o exercício de comparação visando ao levantamento de hipóteses que podem ser desenvolvidas em estudos posteriores de maior abrangência e representatividade. São cotejados alguns dados resultantes do projeto europeu “Youth and History”, dos anos 1990, com dados do projeto piloto “Os jovens diante da História”, este desenvolvido sob coordenação do autor. Ambas as pesquisas sustentaram-se nos conceitos de cultura política e cultura e consciência históricas. As comparações foram feitas por meio da análise estatística descritiva e apontam, entre outras hipóteses, que há indícios de uma variável comum às representações sociais de jovens brasileiros e portugueses sobre a disciplina de história, enquanto outra variável distinta aproxima as representações de jovens espanhóis, uruguaios e argentinos.
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Referências
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