O DESINTERESSE DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO PELA ESCOLA NA ATUALIDADE

Authors

  • Paula Costa de Andrada UNIFAAT
  • Marina Conceição de Oliveira UNIFAAT
  • Pâmela Suelen Gama da Cruz UNIFAAT
  • Cristiane Moura Ribeiro Correia UNIFAAT
  • Michele de Paiva UNIFAAT

Keywords:

Psicologia Escolar Educacional, Desinteresse, Alunos ensino médio

Abstract

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de Iniciação Científica que se embasa na perspectiva da Psicologia histórico-cultural. Buscamos investigar aspectos que possam estar na base do desinteresse pela escola para alunos de 1º ano do ensino médio de duas escolas públicas do interior de São Paulo e de que forma a Psicologia Escolar Educacional pode respaldar na intervenção deste fenômeno. Como instrumento de pesquisa qualitativa utilizamos um questionário de complemento de frases para investigar os sentidos que os alunos conferem à escola. Os dados coletados apontam que o desinteresse pela educação manifesto pelos alunos tem na sua base problemas de ordem inter-relacional, currículo e metodologia desatualizados e descontextualizados. Concluímos que é preciso pensar uma educação que faça sentido para os alunos e urge que haja mudanças curriculares e metodológicas em que a perspectiva ideal é a construção coletiva deste processo com a mediação do psicólogo escolar.

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Published

2019-08-28

How to Cite

Andrada, P. C. de, Oliveira, M. C. de, Cruz, P. S. G. da, Correia, C. M. R., & Paiva, M. de. (2019). O DESINTERESSE DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO PELA ESCOLA NA ATUALIDADE. MOMENTUM, 1(16). Retrieved from https://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/216

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Artigos