O DESINTERESSE DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO PELA ESCOLA NA ATUALIDADE
Schlagworte:
Psicologia Escolar Educacional, Desinteresse, Alunos ensino médioAbstract
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de Iniciação Científica que se embasa na perspectiva da Psicologia histórico-cultural. Buscamos investigar aspectos que possam estar na base do desinteresse pela escola para alunos de 1º ano do ensino médio de duas escolas públicas do interior de São Paulo e de que forma a Psicologia Escolar Educacional pode respaldar na intervenção deste fenômeno. Como instrumento de pesquisa qualitativa utilizamos um questionário de complemento de frases para investigar os sentidos que os alunos conferem à escola. Os dados coletados apontam que o desinteresse pela educação manifesto pelos alunos tem na sua base problemas de ordem inter-relacional, currículo e metodologia desatualizados e descontextualizados. Concluímos que é preciso pensar uma educação que faça sentido para os alunos e urge que haja mudanças curriculares e metodológicas em que a perspectiva ideal é a construção coletiva deste processo com a mediação do psicólogo escolar.Downloads
Literaturhinweise
BARBOSA, E. T. e SOUZA, V.L.T. Sentidos do Respeito para Alunos: uma Análise na Perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural. Psic.Ciência e Profissão, 2015, 35(2), 255-270.
BORDIGNON, J. C.; SOUZA, V. L. T. O Papel dos Afetos nas Relações Escolares de Adolescentes. Perspectivas em Psicologia, v.15, n.1, pp 132-144, 2011.
BRAY C.T. & LEONARDO N.S.T. As queixas escolares na compreensão de educadoras de escolas públicas e privadas. Revista da ABRAPEE, v.15, n. 2, 251-261, 2011.
CHARLOT, B. O professor na sociedade contemporânea: um trabalhador da contradição. In: Ser professor na contemporaneidade: desafios, ludicidade e protagonismo. Cristina Maria D’Ávila (Org.). CRV editora. (2ª ed.), Curitiba, 2013, pp. 15-35.
DAVIS, C. L. F., MORICONI, G. M., CHRISTOV, L. H. S., & NUNES, M. M. R. (Fundação Carlos Chagas). Ensino médio: políticas curriculares dos estados brasileiros. São Paulo, 2015. Recuperado em 18 de março de 2017. Obtido em: http://www.fvc.org.br/estudos-e-pesquisas/2015/ensino-medio-politicas-curriculares-estados-brasileiros-899421.shtml
GONZÁLEZ REY, F. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. São Paulo: Thompson, 2005.
JESUS, Juliana Soares de et al. Os sentidos da aprendizagem para professores da educação infantil, ensino fundamental e médio. Revista Psicopedagogia, v. 30, n. 93, p. 201-2011, 2013.
LEONARDO, N.S. T.; et al A naturalização da queixa/fracasso escolar: um estudo a partir de publicações científicas - X CONPE. Maringá, PR, 2011.
LIBÂNEO, J. C. A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade. Educar em Revista. Curitiba, n. 24: Editora UFPR. pp 113-147, 2004.
LIBÂNEO, J.C. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educ. e Pesq., v.38, no.1, p.13-28, 2012.
MARTINEZ, Albertina Mitjáns. O que pode fazer o psicólogo na escola? Brasília – DF, v. 23, n. 83, 2010, pp. 39-56.
MONTEZI, A.V.; SOUZA, V.L.T. Era uma vez um sexto ano: estudando imaginação adolescente no contexto escolar. Psicologia Escolar e Educacional v. 17, pp. 77-85, 2013.
OLIVEIRA, CÁSSIO RODRIGO de. A indiferença de estudantes do ensino médio pelo conhecimento escolarizado: reflexões de um psicólogo a partir da perspectiva Histórico-Cultural. 2017. 90p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas-SP, 2017.
PATTO, M. H. S. Psicologia e ideologia: uma introdução crítica à psicologia escolar. São Paulo: T. A. Queiroz, 1984.
PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1990.
PUENTES, R. V.; LONGAREZI, A. M. Escola e didática desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da teoria Histórico-Cultural. Educação em Revista. Belo Horizonte – MG. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/2013nahead/aop_224.pdf> Acesso em: 13 jan. 2018.
RAMOS, K.R. & GOETEN, A.P.M. Aspectos motivacionais e a relação professor-aluno: um estudo com alunos do ensino médio. Caminhos da Educação, Franca, v. 7, n. 1, 2015
REIS, R. Experiência escolar de jovens/alunos do ensino médio: os sentidos atribuídos à escola e aos estudos. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 3, 2012.
SANTOS, R. M.; NASCIMENTO, M.A.; ARAÚJO M., J. Os sentidos da escola pública para jovens pobres da cidade do Recife. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, v. 10, n. 1, 2012.
SOARES, T. M., FERNANDES, N. S., NÓBREGA, M. C., & NICOLELLA. A. C. Fatores associados ao abandono escolar no ensino médio público de Minas Gerais. Educação e Pesquisa, v. 41, n. 3, 2015.
SOUZA, V.L.T. & ANDRADA, P.C. Contribuições de Vigotski para a compreensão do psiquismo. Estudos de Psicologia (Campinas), 30(3), pp. 355-365, 2013.
SOUZA, V. L. T. D., ANDRADA, P. C., PISSOLATTI, L. M., & VENANCIO, M. M. R. Os sentidos da escola para os pais. Psicologia da Educação, (36), 55-66, 2013.
VIGOTSKI, L.S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
VIGOTSKI L.S. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VIGOTSKI, L.S. Pensamento e Linguagem. Tradução Jefferson Luiz Camargo, 2ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2003.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).