A EXPERIÊNCIA DO BRINCAR NA CLÍNICA PSICANALÍTICA WINNICOTTIANA: UMA REVISÃO TEÓRICA

Autori

  • Bianca Gonçalves Vilas Bôas Centro Universitário UNIFAAT
  • Marcela Cavallari Augusto

DOI:

https://doi.org/10.17648/1678-0795.momentum-v20n20-366

Abstract

O presente trabalho tem por objetivo compreender o significado e a função do brincar na teoria psicanalítica winnicottiana, bem como compreender a relevância do brincar para a constituição do indivíduo na perspectiva do autor. Assim, por meio da pesquisa bibliográfica, é possível verificar que o brincar é uma técnica interventiva de grande contribuição para o processo psicoterapêutico, tendo em vista que é o meio natural de expressão da criança. Ademais, o brincar contribui diretamente para que se compreenda melhor a subjetividade da criança e do adulto, pois ele reflete as vivências que o indivíduo teve nos primeiros estágios de vida na relação com as figuras cuidadoras e o mundo circundante. Conclui-se ainda que o brincar possibilita a origem da criatividade do indivíduo, refletindo no modo em que opera em suas relações grupais e nas suas experiências culturais.

Palavras chaves: Brincar. Psicanálise. Winnicott.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Pubblicato

2022-12-29

Come citare

Gonçalves Vilas Bôas, B., & Cavallari Augusto , M. (2022). A EXPERIÊNCIA DO BRINCAR NA CLÍNICA PSICANALÍTICA WINNICOTTIANA: UMA REVISÃO TEÓRICA. MOMENTUM, 20(20). https://doi.org/10.17648/1678-0795.momentum-v20n20-366

Fascicolo

Sezione

Artigos