A EXPERIÊNCIA DO BRINCAR NA CLÍNICA PSICANALÍTICA WINNICOTTIANA: UMA REVISÃO TEÓRICA
DOI:
https://doi.org/10.17648/1678-0795.momentum-v20n20-366Abstract
O presente trabalho tem por objetivo compreender o significado e a função do brincar na teoria psicanalítica winnicottiana, bem como compreender a relevância do brincar para a constituição do indivíduo na perspectiva do autor. Assim, por meio da pesquisa bibliográfica, é possível verificar que o brincar é uma técnica interventiva de grande contribuição para o processo psicoterapêutico, tendo em vista que é o meio natural de expressão da criança. Ademais, o brincar contribui diretamente para que se compreenda melhor a subjetividade da criança e do adulto, pois ele reflete as vivências que o indivíduo teve nos primeiros estágios de vida na relação com as figuras cuidadoras e o mundo circundante. Conclui-se ainda que o brincar possibilita a origem da criatividade do indivíduo, refletindo no modo em que opera em suas relações grupais e nas suas experiências culturais.
Palavras chaves: Brincar. Psicanálise. Winnicott.
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