ESTUDANTES E COTAS PARA O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NUMA CULTURA HISTÓRICA DE “DEMOCRACIA RACIAL”
Palavras-chave:
Política de cotas, Aprendizagem histórica, Educação étnico-racial.Resumo
O objetivo deste texto é contribuir para a reflexão sobre a formação e configuração de ideias e argumentos dos estudantes sobre as origens históricas das desigualdades étnico-raciais e sociais, e como se posicionam quanto a políticas para enfrentamentos destas desigualdades. Teoricamente, o texto se pauta pelos conceitos de consciência histórica e de cultura histórica, na Didática da História de influência alemã. Metodologicamente, a reflexão é feita a partir de instrumentos quantitativos e qualitativos aplicados em diferentes momentos a estudantes de uma amostra em Ponta Grossa – PR, no contexto da discussão pública sobre a implementação das cotas raciais na universidade local, bem como os resultados do projeto Jovens e a História no Mercosul, que lidou com dados quantitativos de ampla amostra nacional. Os resultados indicam a permanência marcante da ideia de “democracia racial”, indicando caminhos possíveis para a sua superação.
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