Uso de redes sociais pelas empresas: sua influência no recrutamento e seleção de talentos

Autores/as

  • Hilda Maria Cordeiro Barroso Braga Centro Universitário UNIFAAT e Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Allycia Catarina da Silva Almeida Centro Universitário UNIFAAT

DOI:

https://doi.org/10.60035/1678-0795.momentum-v2n24-595

Resumen

O artigo apresenta um estudo sobre a temática Recrutamento e Seleção (R&S) de candidatos pelas empresas, no Brasil, mediados pelas redes sociais, como tendência da atual sociedade.  O estudo apresenta uma revisão bibliográfica sobre as redes sociais como instrumento do capitalismo de vigilância, estabelecido na sociedade humana a partir do início do séc. XXI. Realizou-se também uma pesquisa de natureza quantitativa, do tipo descritiva, com levantamento de campo por meio de questionário de múltipla escolha, para colher a percepção de colaboradores de empresas dos ramos industrial, serviços, comércio e outros, sediadas na região metropolitana de São Paulo e municípios vizinhos e da região bragantina, com uma amostra de 139 sujeitos. Os principais resultados apontam para o uso das redes sociais LinkedIn e Whatsapp pelas empresas para a atração e comunicação com os candidatos e a falta de percepção dos colaboradores de que as empresas os monitoram pelas redes sociais, com reflexo nos processos de promoção ou não. Os setores industrial e serviços entendem que a qualidade do R&S depende da competência do recrutador; todos os setores concordam que o uso das redes sociais torna o R&S mais ágil e com menor custo em relação ao modelo tradicional, mas que não influencia na qualidade da seleção.

 Palavras-chave: redes sociais; recrutamento; seleção.

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Publicado

2025-12-05

Cómo citar

Braga, H. M. C. B., & Almeida, A. C. da S. (2025). Uso de redes sociais pelas empresas: sua influência no recrutamento e seleção de talentos. MOMENTUM, 2(24), 342–360. https://doi.org/10.60035/1678-0795.momentum-v2n24-595