A influência do e-sports na produção da subjetividade à luz do referencial psicanalítico

Autores

  • Emanuelle Moraes Livramento Centro Universitário UNIFAAT
  • Marcela Cavallari Augusto Centro Universitário UNIFAAT

DOI:

https://doi.org/10.60035/1678-0795.momentum-v2n24-546

Resumo

Este artigo, por meio de uma revisão bibliográfica, investiga a influência do cenário de e-sports na produção da subjetividade e na construção da identidade de jovens e adultos, utilizando o referencial teórico psicanalítico. A pesquisa busca compreender como a participação em competições de jogos eletrônicos impacta a constituição da identidade por meio dos processos de identificação grupal, além de explorar o papel do profissional de psicologia no desenvolvimento e desempenho de atletas de alto rendimento nesse universo. Enfatiza-se a importância de considerar a inter-relação entre o social e o psíquico na formação da subjetividade, reconhecendo que a identidade é moldada tanto por experiências pessoais quanto pelas dinâmicas sociais em que os indivíduos estão inseridos.

Palavras-chave: Psicanálise; e-sports; subjetividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-12-05

Como Citar

Livramento, E. . M., & Cavallari Augusto, M. (2025). A influência do e-sports na produção da subjetividade à luz do referencial psicanalítico. MOMENTUM, 2(24), 266–285. https://doi.org/10.60035/1678-0795.momentum-v2n24-546

Edição

Seção

Artigos