<strong>Ensino técnico de nível Médio: dicotomia entre a educação Geral e a Formação técnica</strong>

Autores

  • Miguel Henrique Russo

Palavras-chave:

Qualificação profissional, Currículo, Reforma da educação

Resumo

Este texto é um extrato das reflexões realizadas pelo autor na preparação do minicurso “A agenda do governo para a Educação Profissional de Nível Médio: construção de um novo perfil?”, ministrado na 29ª Reunião Anual da ANPEd, em 2006. Tem como objetivo refletir sobre o significado da reforma da Educação Profissional de Nível Médio, a partir das mudanças introduzidas pelo Decreto n° 5154/2004. Em face dos objetivos adotados, o texto dá ênfase à dimensão normativa/comparativa na qual se recupera o percurso que levou à gênese daquele decreto comparando-o com seu antecessor, o Decreto 2208/97. O recorte aqui feito tem foco nas alternativas de organização da Educação Profissional de Nível Médio em face da sua articulação com o Ensino Médio. Com essa perspectiva o texto destaca como aspectos relevantes para reflexão a intercomplementaridade e a modularização, duas alternativas organizacionais para o desenvolvimento curricular que se apresentam como alternativas para pensar a educação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARVALHO, Celso. As políticas educacionais para o ensino médio e sua concretização na instituição escolar.. In: Jorge Luis Cammarano González; Roberto Leme Batista; Giovanni Alves. (Org.). Trabalho e Educação - contradições do capitalismo global. 1 ed. Maringá: Editora Práxis, 2007, v. 1, p. 231-254.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Editora Nova Fronteira. 1ª Edição (14ª impressão) s.d.

FRIGOTTO, Gaudêncio, CIAVATTA, Maria, RAMOS, Marise. A política de educação profissional no governo Lula: um percurso histórico controvertido. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 92, p. 1087-1113, Especial - Out. 2005

MARTINS, Marcos Francisco. Ensino técnico e globalização: cidadania ou submissão? Campinas: Autores Associados, 2000. RUSSO, Miguel H. Relações interorganizacionais em um complexo escolar: estudo das dimensões legal e organizacional da intercomplementaridade. Faculdade de Educação da UNICAMP (Dissertação de Mestrado), 1987.

Legislação

Brasil, Lei Federal nº 5.692/71. Reforma do ensino de 1º e 2º graus.

Brasil, Lei Federal n° 9394/96, estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Brasil, Decreto Federal 2208/97, regulamenta o § 2º do artigo 36 e os artigos 39 a 41 da Lei nº 9.394/96.

Brasil, Decreto Federal 5154/04, regulamenta o § 2º do artigo 36 e os artigos 39 a 41 da Lei nº 9.394/96.

Parecer CNE/CNE 39/04.

Resolução CNE/CEB 03/98.

Resolução CEN/CEB 04/99.

Downloads

Publicado

2017-06-12

Como Citar

Russo, M. H. (2017). <strong>Ensino técnico de nível Médio: dicotomia entre a educação Geral e a Formação técnica</strong>. MOMENTUM, 1(14), 11–30. Recuperado de https://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/4

Edição

Seção

Artigos