<strong>Ensino técnico de nível Médio: dicotomia entre a educação Geral e a Formação técnica</strong>
Schlagworte:
Qualificação profissional, Currículo, Reforma da educaçãoAbstract
Este texto é um extrato das reflexões realizadas pelo autor na preparação do minicurso “A agenda do governo para a Educação Profissional de Nível Médio: construção de um novo perfil?”, ministrado na 29ª Reunião Anual da ANPEd, em 2006. Tem como objetivo refletir sobre o significado da reforma da Educação Profissional de Nível Médio, a partir das mudanças introduzidas pelo Decreto n° 5154/2004. Em face dos objetivos adotados, o texto dá ênfase à dimensão normativa/comparativa na qual se recupera o percurso que levou à gênese daquele decreto comparando-o com seu antecessor, o Decreto 2208/97. O recorte aqui feito tem foco nas alternativas de organização da Educação Profissional de Nível Médio em face da sua articulação com o Ensino Médio. Com essa perspectiva o texto destaca como aspectos relevantes para reflexão a intercomplementaridade e a modularização, duas alternativas organizacionais para o desenvolvimento curricular que se apresentam como alternativas para pensar a educação profissional.Downloads
Literaturhinweise
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Legislação
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Brasil, Lei Federal n° 9394/96, estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Brasil, Decreto Federal 2208/97, regulamenta o § 2º do artigo 36 e os artigos 39 a 41 da Lei nº 9.394/96.
Brasil, Decreto Federal 5154/04, regulamenta o § 2º do artigo 36 e os artigos 39 a 41 da Lei nº 9.394/96.
Parecer CNE/CNE 39/04.
Resolução CNE/CEB 03/98.
Resolução CEN/CEB 04/99.
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1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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