ESTUDANTES E COTAS PARA O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NUMA CULTURA HISTÓRICA DE “DEMOCRACIA RACIAL”

Autores

  • Luis Fernando Cerri Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Política de cotas, Aprendizagem histórica, Educação étnico-racial.

Resumo

O objetivo deste texto é contribuir para a reflexão sobre a formação e configuração de ideias e argumentos dos estudantes sobre as origens históricas das desigualdades étnico-raciais e sociais, e como se posicionam quanto a políticas para enfrentamentos destas desigualdades. Teoricamente, o texto se pauta pelos conceitos de consciência histórica e de cultura histórica, na Didática da História de influência alemã. Metodologicamente, a reflexão é feita a partir de instrumentos quantitativos e qualitativos aplicados em diferentes momentos a estudantes de uma amostra em Ponta Grossa – PR, no contexto da discussão pública sobre a implementação das cotas raciais na universidade local, bem como os resultados do projeto Jovens e a História no Mercosul, que lidou com dados quantitativos de ampla amostra nacional. Os resultados indicam a permanência marcante da ideia de “democracia racial”, indicando caminhos possíveis para a sua superação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANGVIK, Magne e BORRIES, Bodo von (eds.) Youth and History. A comparative european survey on historical consciousness and political attitudes among adolescents. Hambourg: Edition Körber-Stiftung, 1997. Vol. A.

FERNANDES, Florestan. O negro no mundo dos brancos. São Paulo: DIFEL, 1971

GOMES, A. M. de C. A cultura histórica do Estado Novo. Projeto História, 16, 121–141, 1998.

LE GOFF, Jacques. História. In: ______. História e memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 1990.

LIMA, Márcia. “Raça” e pobreza em contextos metropolitanos. Tempo Social. São Paulo, v. 24, n. 2, p. 233-254, 2012.

SÁ, Celso P. de. Núcleo central das representações sociais. Petrópolis: Vozes, 1996.

SALES Jr., Ronaldo. Democracia racial: o não-dito racista. Tempo Social. São Paulo, v. 18, n. 2, p. 229-258, 2012.

SANCHEZ MARCOS, Fernando. (2009). Cultura Histórica. Disponível em http://www.culturahistorica.es/cultura_historica.html Acessado em 28/01/2018.

SCHWARCZ, Roberto. Sobre Cidades Rebeldes. In: VV.AA. Cidades rebeldes. São Paulo: Boitempo Editorial, 2013 (acessado a partir de versão eletrônica no Kindle ®).

RODRIGUES, José Honório. Conciliação e reforma no Brasil: um desafio histórico-cultural. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

RÜSEN, Jörn. História viva. Teoria da História III: formas e funções do conhecimento histórico. Trad. Estevão de Rezende Martins. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2007.

Downloads

Publicado

2019-08-28

Como Citar

Cerri, L. F. (2019). ESTUDANTES E COTAS PARA O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NUMA CULTURA HISTÓRICA DE “DEMOCRACIA RACIAL”. MOMENTUM, 1(16). Recuperado de https://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/215

Edição

Seção

Artigos