A co-construção reflexiva como estratégia inovadora no ensino de Física: potencialidades e desafios
DOI:
https://doi.org/10.60035/1678-0795.momentum-v2n24-589Abstract
Este estudo explora uma abordagem pedagógica inovadora que alia reflexão crítica e colaboração, visando aprimorar o ensino-aprendizagem na disciplina de Física. Investiga como o método de co-construção reflexiva pode ser implementado para fomentar uma aprendizagem significativa, promover o desenvolvimento de competências críticas e colaborativas e assegurar uma maior contextualização dos conceitos físicos. Com uma abordagem qualitativa fundamentada na observação e entrevista, a pesquisa foi realizada em quatro escolas, duas no Distrito de Macanga-Tete e duas no Distrito de Cuamba-Niassa, envolvendo dez professores. Nessas escolas, foram observadas aulas planificadas e conduzidas com base na co-construção reflexiva, incorporando atividades práticas, como experimentos, debates guiados e resolução coletiva de problemas. A análise centrou-se nos resultados obtidos a partir das interações entre professores e alunos e na eficácia da abordagem em promover uma compreensão mais profunda dos conteúdos. O método favorece significativamente o engajamento dos alunos, estimula a curiosidade científica e aprimora a capacidade de aplicar conceitos teóricos a situações práticas. Contudo, a implementação enfrenta desafios importantes, incluindo a necessidade de capacitação do professor, a resistência inicial dos alunos frente a novas metodologias e as limitações estruturais e de recursos em muitas escolas. Conclui-se que, embora demande em termos de planejamento e superação de barreiras institucionais, a co-construção reflexiva constitui uma estratégia pedagógica promissora. Consequentemente, pode transformar o ensino de Física ao formar alunos mais críticos, engajados e preparados para enfrentar os desafios da contemporaneidade. Para tanto, é imprescindível que gestores educacionais e formuladores de políticas públicas priorizem ações que sustentem e expandam o uso dessa abordagem no contexto escolar.
Palavras-chave: co-construção reflexiva; ensino de Física; estratégias pedagógicas; aprendizagem significativa; desafios educacionais.
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