<strong>GRUPOS DE PAIS DE ADOLESCENTES<strong>

Autori

  • Angela Martines Miranda Martines Miranda

Parole chiave:

Grupo, pais, adolescentes.

Abstract

O presente trabalho relata a experiência de um grupo de pais de adolescentes pertencentes a uma escola particular. Teve por objetivos a abertura de um espaço de reflexão aos pais de alunos com queixa de dificuldades no relacionamento com os filhos, bem como a pertinência e adequação deste tipo de trabalho como instrumento de busca na melhoria nas relações pais e filhos a partir da troca de experiências e reflexão crítica. Este estudo abordou um grupo de oito pessoas, sete mães e um pai. A técnica grupal utilizada foi a dos Grupos de Reflexão e a abordagem para o desenvolvimento dos grupos foi a psicodinâmica. O enquadre foi adaptado as condições da instituição onde o grupo foi realizado. Os resultados obtidos revelaram que, dentro do espaço grupal, os pais foram capazes de reconhecer elementos causais das dificuldades atuais na relação com os filhos. Eles foram motivados a fazer uso do pensamento e busca de soluções para seus conflitos. A tarefa proposta propiciou coesão grupal, criando uma atmosfera de
solidariedade e continência para que os pais pudessem se expor. As trocas de experiências, o processo vivencial no grupo e as aprendizagens que ocorreram mostraram que este modelo de intervenção se constitui num recurso adequado para revelar estados emocionais e possibilidade de mudanças.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ANZIEU, D.. O grupo e o inconsciente: o imaginário grupal. São Paulo: Casa do Psicólogo,1993.
BÈJARANO, A.. “Resistência e transferência nos grupos”. In: Anzieu,D. et al O trabalho psicanalítico nos grupos, Lisboa: Moraes, 1978.
BION, W. R. Experiências com grupos: os fundamentos da psicoterapia de grupo. São Paulo: Imago e Edusp, 1975.
COELHO, A.. Cuidando dos cuidadores: uma experiência institucional com grupo de pais de adolescentes. Dissertação

de Mestrado à Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP,

Campinas, 1997.
DELAROSSA, A.. Grupos de Reflexion. Buenos Aires: Editorial Paidos, 1979.
KAËS, R.. El aparato psíquico grupal. Barcelona: Granica, 1976.
MOREIRA, M.J.. O grito dos drogados. São Paulo: Lemos, 1996
SOIFER, R.. Psiquiatria infantil operativa: psicologia evolutiva e psicopatologia. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992
TÉRZIS, A.I.. “Experiências sobre a instituição acadêmica: um modelo de intervenção”. Rev. da Associação Brasileira de Psicoterapia Analítica de Grupo, ABPAG, 3: 76, 1996.

Pubblicato

2017-07-07

Come citare

Miranda, A. M. M. M. (2017). <strong>GRUPOS DE PAIS DE ADOLESCENTES<strong>. MOMENTUM, 1(3), 143–158. Recuperato da https://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/121

Fascicolo

Sezione

Artigos