v. 1 n. 3 (2005): Momentum

Qual a função de uma revista científica dentro de uma instituição de ensino superior? O que ela expressa? Perguntas fundamentais, sem as quais toda revista se torna mero artefato, obrigação burocrática dentro de uma instituição. Passemos às respostas.
A FAAT tem procurado integrar suas atividades de ensino, pesquisa e extensão de maneira sinérgica, criando um elo forte e constante entre teoria e prática, ensino e responsabilidade social. Assim, a revista tem como funções: estabelecer a comunicação da instituição com o meio acadêmico através da publicação de suas produções, bem como de produções de outros pesquisadores; apresentar os resultados das práticas institucionais de apoio à pesquisa, tais como os programas de iniciação científica, os núcleos de estudo, os programas de pós-graduação; propiciar aos docentes espaço para a apresentação de pesquisas de mestrado e doutorado reconhecidas academicamente em congressos ,etc.
Portanto, o que nos leva à segunda pergunta, a revista Momentun expressa o processo constante de integração e estímulo à pesquisa por parte da instituição. Expressa, ainda, a concepção de que o processo de formação acadêmica não se restringe às salas de aula, mas sim a todo um complexo de atividades (pesquisa, extensão, responsabilidade social) que propiciam a formação integral (técnica e ética) de docentes e discentes em constante interação.
Podemos perceber os elementos acima destacados, através de uma breve apresentação dos artigos.
No intuito de estabelecer nexos entre a instituição e a comunidade acadêmica externa a ela, apresentamos o artigo A Confiança da População Brasileira nas Instituições de Segurança de Thaís Battibugli, professora e pesquisadora de outra instituição, ligada a projeto de pesquisa do Núcleo de Estudos da Viloência (NEV) da USP.
A constituição de Núcleos de Estudos nos parece fundamental para otimizar a produção de conhecimento de forma sistêmica e multidisciplinar na instituição, o artigo de Ellis Wayne Brown, Terceiro Setor: em Busca de uma Delimitação, apresenta-se como o primeiro texto de uma série, em produção, gerada pelo Núcleo de Estudos e Serviços do Terceiro Setor da FAAT. (NESTS-FAAT).
O artigo de Cristiano Pereira Moraes Garcia, O Direito Sucessório entre os Conviventes da União Estável expressa a sua temática de pesquisa a qual se integram alunos bolsistas, já que dela se originou projeto de iniciação científica em desenvolvimento.
Na mesma linha de integração entre alunos e professores, o artigo Escritas de Crianças de Regina de Fátima Damazo e Liliane Zani, apresenta-se como o resultado de pesquisas extra-classe realizadas por grupo de estudos proveniente do curso de pós-graduação em Psicopedagogia da FAAT.
A pesquisa acadêmica, proveniente de uma dissertação de mestrado, originou o artigo de Sonia Mara Ruiz Brown, Um Estudo sobre o “Veiga” de Antônio Patrício, trabalho que tem alcançado reconhecimento em congressos nacionais de pesquisa literária.
A prática profissional encarada como momento de pesquisa e aprendizagem , embasou o trabalho de Angela Martinez Miranda, Grupo de Pais de Adolescentes, também resultante de pesquisa de mestrado.
O artigo de Miguel Henrique Russo e Gilvan Elias Pereira, Política de Municipalzação do Ensino no Estado de São Paulo: Uma Questão Educacional ou Econômica?, bem como o artigo de Glória Aparecida Pereira de Oliveira, O Curso de Pedagogia e a Formação Docente: Uma Discussão Necessária expressam a preocupação em refletir sobre a futura atuação profissioal dos alunos para além das questões técnicas, contextualizando a mesma no panorama social e político vigente.
Finalizando, no âmbito das reflexões jurídicas, porém dialogando com as contribuições da ciência política e da filosofia, o artigo de Júlio César Ribeiro, Repensar o Estado para Efetivar o Direito e a Justiça na Sociedade Globalizada, apresenta importante contribuição para a reflexão do operador do direito frente às mudanças sociais em curso, proporcionando uma visão mais ampla de sua prática profissional e do fenômeno jurídico.
Diante do exposto, fica clara a função da revista de integrar as diversas faces da pesquisa e da produção de conhecimento dentro da instituição. Assim, só nos resta, mais uma vez, reiterar o compromisso institucional com a seriedade acadêmica, cujas páginas desta revista expressam.
Marcos R. F. Bernardi
Presidente do Conselho Editorial