<strong>TERCEIRO SETOR: EM BUSCA DE UMA DELIMITAÇÃO<strong>

Autores/as

  • Ellis Wayne Brown

Palabras clave:

Terceiro Setor, associativismo, organização social, democracia, sociedade civil.

Resumen

O presente artigo busca encontrar uma delimitação e justificativa para o Terceiro Setor no âmbito da organização social, mais especificamente a partir do debate latino-americano. Coloca a origem e conceituação geral do Terceiro Setor, bem como o debate em torno de sua validade como tal. Discute o arcabouço do modelo de organização social em três setores e se aprofunda na caracterização do Terceiro Setor, que se constituiria pelas organizações de causas difusas, promoção social, benefício mútuo e fomento. Propõe definir o Terceiro Setor como sendo o setor associativista, ao lado dos setores governamental e mercantil, que se articulariam dinamicamente por cooperação e conflito na composição do modelo tripartite de organização social. Defende a neutralidade ideológica e democrática do Terceiro Setor e retoma alguns de seus recortes polêmicos à luz da conceituação oferecida – seitas religiosas, escolas, sindicatos, partidos políticos, cooperativas e organizações (ditas) subversivas. Por fim, endereça os três setores dentro de uma visão globalizada e conclui reforçando a necessidade dos três setores para adequadamente representar e atender os anseios sociais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ABONG. O papel da sociedade civil nas novas pautas políticas. São Paulo: Peirópolis, 2004.
ASHOKA Empreendimentos Sociais e McKINSEY & Company. Empreendimentos sociais sustentáveis: como elaborar planos de negócios para organizações sociais. São Paulo: Peirópolis, 2001.
BARBOSA, Maria Nazaré Lins e OLIVEIRA, Carolina Filippe. Manual de ONGS: guia prático de orientação jurídica. 4a. ed.rev. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.
CAMARGO, Mariângela Franco, [et al.] Gestão do Terceiro Setor no Brasil. 3a. ed. São Paulo: Futura, 2001.
COELHO, Simone de Castro Tavares. Terceiro setor: um estudo comparado entre Brasil e Estados Unidos. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2002.
DUPAS, Gilberto. Economia global e exclusão social: pobreza, emprego, estado e o futuro do capitalismo. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
FISCHER, Rosa Maria. O desafio da colaboração: práticas de responsabilidade social entre empresas e terceiro setor. São Paulo: Editora Gente, 2002.
FRANÇA FILHO, Genauto Carvalho e LAVILLE, Jean-Louis. Economia solidária: uma abordagem internacional. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2004.
GALBRAITH, John Kenneth. A sociedade justa: uma perspectiva humana. Rio de Janeiro: Campus, 1996.
MONTAÑO, Carlos. Terceiro setor e questão social: crítica ao padrão emergente de intervenção social. São Paulo: Cortez Editora, 2002.
OHMAE, Kenichi. O Fim do Estado-Nação. Rio de Janeiro: Campus; São Paulo: Publifolha, 1999.
ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à economia. 19a. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
SOUZA, André Ricardo de, CUNHA, Gabrielda Cavalvcanti e DAKUZAKU, Regina Yoneko (organizadores). Uma outra economia é possível: Paul Singer e a economia solidária. São Paulo: Contexto, 2003.
SZAZI, Eduardo (Org.). Terceiro Setor: temas polêmicos, 1. São Paulo: Petrópolis, 2004.
VOLTOLINI, Ricardo (org.). Terceiro setor: planejamento e organização. 2a. ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004.

Publicado

2017-07-07

Cómo citar

Brown, E. W. (2017). <strong>TERCEIRO SETOR: EM BUSCA DE UMA DELIMITAÇÃO<strong>. MOMENTUM, 1(3), 13–36. Recuperado a partir de https://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/115

Número

Sección

Artigos