<strong>Construindo pontes entre a Carteira da Faculdade e a Mesa do professor: uma proposta de intervenção da psicologia escolar<strong>
Palabras clave:
Psicologia Escolar Educacional, Conflitos Inter-relacionais, Formação de Professores.Resumen
O presente artigo apresenta um projeto de Iniciação Científica vinculado a uma faculdade do interior de São Paulo cujo objetivo foi problematizar e instrumentalizar alunos de cursos de licenciatura, futuros professores, a lidarem com questões inter-relacionais do contexto escolar. Para tanto, contou com o trabalho de uma professora orientadora e um grupo de alunos de Psicologia que objetivavam experienciar o contato e aprendizado da atuação do psicólogo em contexto educacional. Nosso aporte teórico e metodológico se fundamentou na Psicologia Histórico-Cultural. Foi desenvolvido um trabalho conjunto durante o 2º semestre de 2015, em que se construíram, de forma conjunta, reflexões e ações práticas que pudessem respaldar o aluno de licenciatura no enfrentamento dos problemas que permeiam a escola. Como resultado final, o grupo construiu um material que pudesse ser utilizado pelo futuro professor dentro da escola.Descargas
Citas
ANDRADA, P. C. O professor de corpo inteiro: a dança circular como fonte de promoção e desenvolvimento da consciência. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas,2014.
ANDRADA, P. C.; SOUZA, V. L. T. Corpo e docência: a dança circular como promotora do desenvolvimento da consciência. Psicologia Escolar e Educacional, v. 19, n. 2, p. 359-368, 2015.
CHARLOT, B. O professor na sociedade contemporânea: um trabalhador da contradição. In: Ser professor na contemporaneidade: desafios, ludicidade e protagonismo. Cristina Maria D’Ávila (Org.). CRV editora. (2ª ed.), Curitiba, 2013, pp. 15-35.
DAVIS, Claudia LF; NUNES, M.; ALMEIDA, P. Formação continuada de professores: uma análise das modalidades e das práticas em estados e municípios brasileiros. Estudos & Pesquisas Educacionais, v. 2, 2011.
GATTI, B. A. Formação de Professores no Brasil: Características e Problemas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010. GUZZO, R. S. L; MEZZALIRA, A. S. C.; MOREIRA, A. P. G.; TIZZEI, R. P.; SILVA NETO, W. M. F. Psicologia e Educação no Brasil: Uma Visão da História e Possibilidades nesta Relação. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v(26), 2010, pp. 125-136, 2010.
LEONARDO, N.S.T.; BRAY C.T.; & ROSSATO S.P.M. Inclusão escolar: um estudo acerca da implantação da proposta em escolas de ensino básico. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 15, n.2, 2009, pp. 289-306.
LEONTIEV, A. N. Actividad, Conciencia, Personalidad. Havana: Editorial Pueblo e Educación, 1985.
MAHONEY, A.A.; ALMEIDA, L.R. Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. In: Psicologia da educação v.(20), pp. 11-30. São Paulo, 2005.
MAHONEY, A.A.; ALMEIDA, L.R. Henri Wallon. Psicologia e Educação. 6ª ed. São Paulo: Loyola, 2006. PLACCO, V.M.N.S. O coordenador pedagógico no confronto com o cotidiano da escola.
PLACCO, V. M. N. S. & ALMEIDA, L. R..O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. São Paulo, SP: Edições Loyola. 2003, pp. 47-60.
SAWAIA, B. B. A emoção como lócus de produção do conhecimento – uma reflexão inspirada em Vygotsky e seu diálogo com Espinosa. Anais da III Conferência de pesquisa sociocultural, pp.1-25. Campinas, 2000.
SOUZA, V. L. T.; ANDRADA, P. C.; PETRONI, A. P. (org.) Cartilhas Coleção PROSPED Parceiro da Escola, PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO EM PRÁTICAS EDUCATIVAS (PROSPED – PUCCAMPINAS), 2015. Recuperado em: 01 de maio de 2016. Obtido em: http://prospedpuc.blogspot.com.br/2015/03/colecao-prosped-amigos-da-escola. html
SOUZA, V. L. T., PETRONI, A. P., & DUGNANI, L. A. C. A arte como mediação nas pesquisas e intervenção em Psicologia Escolar. Em: GUZZO, R. S. L. & MARINHO-ARAÚJO, C. M. Psicologia escolar: identificando e superando barreiras; Campinas, SP: Editora Alínea, 2011, pp. 261-285.
SOUZA, V. L. T.; ANDRADA, P. C.; PETRONI, A. P. Afetividade como traço da constituição identitária docente: o olhar da Psicologia. In: Psicologia & Sociedade. 25 (3), pp. 527-537, 2013a.
SOUZA, V.L.T.; PETRONI, A.P; DUGNANI, L.A. C; ANDRADA, P.C. BARBOSA. E.T. (2013b) Psicólogo escolar e Intervenções na escola: partilhando experiências. In: BERNARDO, M.H.; GUZZO, R.S.L.; SOUZA, V.L.T. (orgs.) Psicologia Social: perspectivas críticas de atuação e pesquisa. Campinas: Alínea, 2013b, pp 117-149. VIGOTSKI, L.S. Psicologia da Arte. (2ª Ed.) Tradução Paulo Bezerra. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2001.
VIGOTSKI, L. S. O significado histórico da crise da psicologia. Uma investigação metodológica. In: VYGOTSKI L.S.Teoria e Método em Psicologia. 3ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004, pp. 203-417.
VIGOTSKI, L.S.Obras Escogidas IV –Psicología Infantil. Madrid: Visor y A. Machado Libros, 2006.
WALLON, H. A Psicologia e educação da criança. Lisboa: Veja Editora, 1979.
WALLON, H. As Origens do Caráter na criança. Lisboa: Editora 70, 1981.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).