<strong>Construindo pontes entre a Carteira da Faculdade e a Mesa do professor: uma proposta de intervenção da psicologia escolar<strong>

Authors

  • Paula Costa Andrada
  • Paulo Henrique Macedo
  • Thalita Camargo Gasparelli
  • Carolina Marques Sakata
  • Giovani Augusto Santos
  • Giovanna Santos Lima
  • Juliana Cícero Matrone
  • Raquel Rodrigues
  • Soyane Machado Oliveira

Keywords:

Psicologia Escolar Educacional, Conflitos Inter-relacionais, Formação de Professores.

Abstract

O presente artigo apresenta um projeto de Iniciação Científica vinculado a uma faculdade do interior de São Paulo cujo objetivo foi problematizar e instrumentalizar alunos de cursos de licenciatura, futuros professores, a lidarem com questões inter-relacionais do contexto escolar. Para tanto, contou com o trabalho de uma professora orientadora e um grupo de alunos de Psicologia que objetivavam experienciar o contato e aprendizado da atuação do psicólogo em contexto educacional. Nosso aporte teórico e metodológico se fundamentou na Psicologia Histórico-Cultural. Foi desenvolvido um trabalho conjunto durante o 2º semestre de 2015, em que se construíram, de forma conjunta, reflexões e ações práticas que pudessem respaldar o aluno de licenciatura no enfrentamento dos problemas que permeiam a escola. Como resultado final, o grupo construiu um material que pudesse ser utilizado pelo futuro professor dentro da escola.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ANDRADA, P. C. O professor de corpo inteiro: a dança circular como fonte de promoção e desenvolvimento da consciência. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas,2014.

ANDRADA, P. C.; SOUZA, V. L. T. Corpo e docência: a dança circular como promotora do desenvolvimento da consciência. Psicologia Escolar e Educacional, v. 19, n. 2, p. 359-368, 2015.

CHARLOT, B. O professor na sociedade contemporânea: um trabalhador da contradição. In: Ser professor na contemporaneidade: desafios, ludicidade e protagonismo. Cristina Maria D’Ávila (Org.). CRV editora. (2ª ed.), Curitiba, 2013, pp. 15-35.

DAVIS, Claudia LF; NUNES, M.; ALMEIDA, P. Formação continuada de professores: uma análise das modalidades e das práticas em estados e municípios brasileiros. Estudos & Pesquisas Educacionais, v. 2, 2011.

GATTI, B. A. Formação de Professores no Brasil: Características e Problemas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010. GUZZO, R. S. L; MEZZALIRA, A. S. C.; MOREIRA, A. P. G.; TIZZEI, R. P.; SILVA NETO, W. M. F. Psicologia e Educação no Brasil: Uma Visão da História e Possibilidades nesta Relação. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v(26), 2010, pp. 125-136, 2010.

LEONARDO, N.S.T.; BRAY C.T.; & ROSSATO S.P.M. Inclusão escolar: um estudo acerca da implantação da proposta em escolas de ensino básico. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 15, n.2, 2009, pp. 289-306.

LEONTIEV, A. N. Actividad, Conciencia, Personalidad. Havana: Editorial Pueblo e Educación, 1985.

MAHONEY, A.A.; ALMEIDA, L.R. Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. In: Psicologia da educação v.(20), pp. 11-30. São Paulo, 2005.

MAHONEY, A.A.; ALMEIDA, L.R. Henri Wallon. Psicologia e Educação. 6ª ed. São Paulo: Loyola, 2006. PLACCO, V.M.N.S. O coordenador pedagógico no confronto com o cotidiano da escola.

PLACCO, V. M. N. S. & ALMEIDA, L. R..O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. São Paulo, SP: Edições Loyola. 2003, pp. 47-60.

SAWAIA, B. B. A emoção como lócus de produção do conhecimento – uma reflexão inspirada em Vygotsky e seu diálogo com Espinosa. Anais da III Conferência de pesquisa sociocultural, pp.1-25. Campinas, 2000.

SOUZA, V. L. T.; ANDRADA, P. C.; PETRONI, A. P. (org.) Cartilhas Coleção PROSPED Parceiro da Escola, PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO EM PRÁTICAS EDUCATIVAS (PROSPED – PUCCAMPINAS), 2015. Recuperado em: 01 de maio de 2016. Obtido em: http://prospedpuc.blogspot.com.br/2015/03/colecao-prosped-amigos-da-escola. html

SOUZA, V. L. T., PETRONI, A. P., & DUGNANI, L. A. C. A arte como mediação nas pesquisas e intervenção em Psicologia Escolar. Em: GUZZO, R. S. L. & MARINHO-ARAÚJO, C. M. Psicologia escolar: identificando e superando barreiras; Campinas, SP: Editora Alínea, 2011, pp. 261-285.

SOUZA, V. L. T.; ANDRADA, P. C.; PETRONI, A. P. Afetividade como traço da constituição identitária docente: o olhar da Psicologia. In: Psicologia & Sociedade. 25 (3), pp. 527-537, 2013a.

SOUZA, V.L.T.; PETRONI, A.P; DUGNANI, L.A. C; ANDRADA, P.C. BARBOSA. E.T. (2013b) Psicólogo escolar e Intervenções na escola: partilhando experiências. In: BERNARDO, M.H.; GUZZO, R.S.L.; SOUZA, V.L.T. (orgs.) Psicologia Social: perspectivas críticas de atuação e pesquisa. Campinas: Alínea, 2013b, pp 117-149. VIGOTSKI, L.S. Psicologia da Arte. (2ª Ed.) Tradução Paulo Bezerra. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2001.

VIGOTSKI, L. S. O significado histórico da crise da psicologia. Uma investigação metodológica. In: VYGOTSKI L.S.Teoria e Método em Psicologia. 3ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004, pp. 203-417.

VIGOTSKI, L.S.Obras Escogidas IV –Psicología Infantil. Madrid: Visor y A. Machado Libros, 2006.

WALLON, H. A Psicologia e educação da criança. Lisboa: Veja Editora, 1979.

WALLON, H. As Origens do Caráter na criança. Lisboa: Editora 70, 1981.

Published

2017-06-12

How to Cite

Andrada, P. C., Macedo, P. H., Gasparelli, T. C., Sakata, C. M., Santos, G. A., Lima, G. S., … Oliveira, S. M. (2017). <strong>Construindo pontes entre a Carteira da Faculdade e a Mesa do professor: uma proposta de intervenção da psicologia escolar<strong>. MOMENTUM, 1(14), 111–138. Retrieved from https://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/10

Issue

Section

Artigos