<strong>A TRAJETÓRIA DO PROGRAMA VOCACIONAL: UMA INICIATIVA SINGULAR DE ARTE-EDUCAÇÃO NA CIDADE DE SÃO PAULO<strong>

Authors

  • Durval Mantovaninni
  • Giuliano Tosin

Keywords:

Arte-Educação, Pedagogia Artística, Políticas Públicas.

Abstract

Este artigo aborda possibilidades artístico-pedagógicas a partir do estudo do Programa Vocacional, um projeto desenvolvido na cidade de São Paulo. A partir da análise de material bibliográfico e da realização de entrevistas, foi elaborada uma descrição da trajetória do Programa, seguida de uma apresentação de sua proposta pedagógica. O papel dos agentes que nele atuaram, ou seja, seus idealizadores, gestores, orientadores e vocacionados, também é abordado, em diferentes períodos, confrontando as perspectivas oferecidas pela bibliografia com os olhares dos próprios agentes. O objetivo é colocar em cena questões essenciais ao contexto do Programa, como as variadas premissas que o subsidiam, os esforços para sua continuidade, o uso de aparato legal para sua legitimação e as práticas exercidas nos coletivos vocacionados.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ARAÚJO, Expedito. (org.) Núcleo Vocacional: criação e trajetória. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura – SMC/SP, 2008.

BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

DELEUZE, Gilles. e GUATTARI, Felix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol.1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.

DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2010.

FABIANO, Claudia Alves. Uso do território, descentralização e criação de redes no teatro vocacional: aspectos da práxis teatral do artista-orientador. Dissertação de Mestrado. São Paulo: ECA/USP, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

RANCIÈRE, Jacques. O Mestre Ignorante. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

TENDLAU, Maria. Teatro vocacional e a apropriação da atitude épica/dialética. São Paulo: Hucitec, 2010.

Published

2018-04-23

How to Cite

Mantovaninni, D., & Tosin, G. (2018). <strong>A TRAJETÓRIA DO PROGRAMA VOCACIONAL: UMA INICIATIVA SINGULAR DE ARTE-EDUCAÇÃO NA CIDADE DE SÃO PAULO<strong>. MOMENTUM, 1(15). Retrieved from https://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/176

Issue

Section

Artigos