A crise da educação e o currículo como espaço de poder: reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
DOI:
https://doi.org/10.60035/1678-0795.momentum-v2n24-593Abstract
O trabalho discute as crises enfrentadas pela escola ao longo da história, ligadas à sua organização, ao currículo e à formação docente, destacando que a educação perde sua função quando reduzida a um valor privado e de mercado, em vez de transmitir legados simbólicos. Nesse sentido, o currículo adquire um caráter político, refletindo disputas de poder e, em determinados contextos, a crise educacional se vincula a uma crise política. A elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entre 2014 e 2018, ocorreu em meio a instabilidade no Ministério da Educação e influenciada por uma agenda neoliberal, que priorizou competências técnicas em detrimento de uma formação crítica. O trabalho, assim, teve como objetivo analisar a implementação da BNCC nesse cenário a partir de revisão bibliográfica, relacionando teorias curriculares ao contexto histórico, identificando a crise vivida pela escola e investigando como a conjuntura política contribuiu para a crise na educação do período.
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular (BNCC); currículo escolar; terceiro setor; crise na educação.
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