<strong>O CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA<strong>

Autores

  • Glória Aparecida Pereira de Oliveira Aparecida Pereira de Oliveira

Palavras-chave:

Formação Docente, Pedagogia, Políticas Educacionais.

Resumo

A partir da década de 90, as discussões sobre a formação de professores acentuou-se e assumiu um caráter de extrema relevância, com a expansão dos debates, os cursos de Pedagogia e as Licenciaturas tornaram-se alvo de reflexões e críticas em diversos fóruns de discussão. Na pauta dessas discussões está a necessidade de construir uma política de formação que seja capaz de superar a insatisfação generalizada relacionada aos modelos formativos vigentes, e a grande polêmica gerada pela possibilidade de retirar do curso de Pedagogia a tarefa de formar professores para a educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, limitando-a ao âmbito dos ISEs, do Curso Normal Superior separando assim as licenciaturas dos bacharelados, o que inviabiliza a construção de um projeto democrático e de qualidade para formação dos educadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALARCÃO, I. (Org.) Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto, 1996.
AZANHA, J.M.P. Uma reflexão sobre a formação do professor da escola básica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.2, p. 369-378, maio/ago, 2004.

BRASIL/CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Indicação CEE n.07/2000. Uma Reflexão Sobre a Formação do Professor da Escola Básica.

. Proposta de Diretrizes Para a Formação Inicial de Professores da Escola Básica, em Cursos de Nível Superior, fev., 2001.
CEEP – Comissão de Especialistas de Ensino de Pedagogia/SESU/MEC. Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais, 1999. (mimeo)

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO/CONSELHO PLENO. Projeto de Resolução. 2005.

CUNHA, M. I.da. Aula Universitária: inovação e pesquisa. In: LEITE, B.C, MOROSINI, M. (Orgs.) Universidade Futurante: produção do ensino e inovação. Campinas: Papirus, 1997.

DEFINIÇÃO DAS DIRETRIZES PARA O CURSO DE PEDAGOGIA (Documento enviado ao Conselho Nacional de Educação visando a elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Pedagogia, em 10.09.2004). mimeo

DOCUMENTO FINAL DA ANFOPE - Associação Nacional Pela Formação dos Profissionais da Educação. VI Encontro Nacional, Belo Horizonte: 1992, mimeo.

DOCUMENTO FINAL DA ANFOPE - Associação Nacional Pela Formação dos Profissionais da Educação. VII Encontro Nacional, Belo Horizonte, 1996. mimeo.

DOCUMENTO FINAL DA ANFOPE - Associação Nacional Pela Formação dos Profissionais da Educação. VIII Encontro Nacional, Belo Horizonte, 1998. mimeo
DOCUMENTO FINAL DA ANFOPE - Associação Nacional

Pela Formação dos Profissionais da Educação. X Encontro Nacional, Belo Horizonte, 2002. mimeo
GARCIA, C. M. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, A . (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: D. Quixote, 1992.

GATTI, B. Formação de Professores e Carreira. Campinas: Autores Associados, 1997.
GUERRA, C. T. A Psicologia na Formação de Professores: concepções de desenvolvimento e aprendizagem de estudantes de cursos de licenciatura. Campinas, 1999.

(Exame de Qualificação Doutorado). Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

GUERRA, M À. S. La formación inicial. El currículum del nadador. Cuadernos de Pedagogia, n.220, p.50-54, dec., 1993.

IMBERNÒN, F. La Formación y el desarrolho profesional del profesorado: Hacia uma nova cultura profesional. Barcelona: Graó, 1994.

. Formação Docente e Profissional. Formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2000.

LEITE, S A. da S. Desenvolvimento profissional do professor: desafios institucionais. In:

AZZI, R.G.; BATISTA, S.H.S da S; SADALLA, A.M.F. de A. Formação de Professores: Discutindo o ensino de Psicologia. Campinas: Alínea, 2000.
LIBÂNEO, J.C; PIMENTA, S. G. Formação de profissionais da

educação: visão crítica e perspectiva de mudança. Educação & Sociedade, Campinas, Cedes, n.68, p.239-277, 1999.
LÜDKE, M. Sobre a socialização profissional de professores. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.99, p. 5-15, nov.1996.
. Formação inicial e construção da identidade profissional de professores de 1º Grau. In: CANDAU, V. M.

(Org.). Magistério construção cotidiana. Petrópolis: Vozes,


MARCELO, C. Formação de Professores: Para uma Mudança Educativa. Porto: Porto, 1999.
MEC/SEF. Referenciais para Formação de Professores. Brasília: Secretaria deEducação Fundamental, 1999.
MEDEIROS, I.R. P. M. Formação Docente. Momento, Rio Grande, n.12, p.103-111, 1999.

NÓVOA, A. Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão Docente. Teoria & Educação. n.4, Porto Alegre, Pannonica, p.109-139, 1991.
OLIVEIRA, A. C. B. de. Qual a sua formação professor? Campinas: Papirus, 1994.
PARECER CNE/CP/009/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em Nível Superior, Curso de Licenciatura, de Graduação Plena.

PEREIRA, M.C. O curso de Pedagogia no processo de formação dos profissionais da educação: questões e perspectivas. In:

CHAVES, I.M.; SILVA, W. Formação de Professor: narrando, refletindo, intervindo. Rio de Janeiro/Niterói: Quartet/ Intertexto,1999.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo : Cortez, 1995.

. Formação de professores _ saberes da docência e identidade do professor. Revista da AEC, n. 104, p.45-59, 1997.

PINTO, N. B. Saberes Docentes e Processos Formativos. Revista Diálogo Educacional, v.2, n.3, p.45-59, jan./jun. 2001.

SADALLA, A.M.A, et al. Desenvolvimento profissional e constituição da docência. In:
AZZI, R.G.; BATISTA, S.H.S da S; SADALLA, A.M.F. de A. Formação de Professores: Discutindo o ensino de Psicologia.

Campinas: Alínea, 2000.
SCHEIBE, L. Formação e Identidade do Pedagogo no Brasil. Ensinar e aprender sujeitos, saberes e pesquisa. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. ENDIPE. Rio de

Janeiro: DP&A, 2000.

SCHÖN, D. The reflective practioner: how professionals think in action. New York: Basic Books, 1983.

. Formar Professores como Profissionais Reflexivos. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: D. Quixote, 1992.

SILVA, C. S. B. da. Curso de Pedagogia no Brasil. História e Identidade. Campinas: Autores Associados, 1999.

. Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia no Brasil: um tema vulnerável as investidas ideológicas. Caxambú, ANPED/2000. Disponível em: http:// anped.org.br/
SILVA, M. C. M. da. O primeiro ano de docência: o choque com a realidade. In: ESTRELA. M. T. (Org.). Viver e Construir a Profissão Docente. Porto: Porto Editora, 1997.

TANURI, L.M. Um decreto exorbitante. Jornal da Unesp, n.144, São Paulo, mar., 2000.

VEIGA, I.P.A. et. al. Licenciatura e Pedagogia. Realidades, Incertezas, Utopias. Campinas: Papirus, 1997.

ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

. Entrevista/Formação de professores: contato direto com a escola. Presença Pedagógica, vol.6, n.34,p.5-15,

jul./ago. 2000.

Downloads

Publicado

2017-07-07

Como Citar

Oliveira, G. A. P. de O. A. P. de. (2017). <strong>O CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA<strong>. MOMENTUM, 1(3), 181–208. Recuperado de https://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/123

Edição

Seção

Artigos