<strong>ESCRITA DE CRIANÇAS<strong>

Autores

  • Regina de Fátima Damazo de Fátima Damazo
  • Liliane Zani Zani

Palavras-chave:

Aprendizagem da escrita, alterações ortográficas, oralidade e escrita, indivíduo aprendente.

Resumo

O texto apresenta uma pesquisa sobre a produção da escrita dos 479 alunos de 1ª às 4ª séries do Ensino Fundamental de quatro escolas municipais da cidade de Atibaia. As escritas das crianças foram analisadas dentro de um grupo de classificações das alterações ortográficas propostas por Zorzi(1998). O estudo não teve o objetivo de detectar se diante dos erros ortográficos produzidos pela população pesquisada existiram ou não dificuldades de aprendizagem, e sim pretendeu observar, registrar e analisar os resultados como fonte para estudos posteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRUNNER, Zeltner(2002). Dicionário de Psicopedagogia e Psicologia Educacional. 3.ed. Petrópolis,RJ: Vozes.
CAVINATO, Giancarlo & VRETENAR, Nerina(2001). Rumo a uma nova alfabetização.IN: Pérez,Francisco C. &Garcia,Joaquín R.(orgs) Ensinar ou Aprender a Ler e a Escrever. Porto Alegre: Artmed,2001
FÁVERO, Leonor L. et. al.(2003) Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. 4.ed. São Paulo: Cortez
FERREIRA, Léslie P.(org) (1991). O Fonoaudiólogo e a escola São Paulo: Summus.
FERREIRO, Emília (1986) Alfabetização em Processo. São Paulo:

Cortez
FERMINO, Fernandes Sisto et. al.(org)(2001). Dificuldades de Aprendizagem no Contexto Psicopedagógico. Petrópolis,RJ:Vozes.
GARCIA, Jesus N.(1998) Manual de dificuldades de aprendizagem: linguagem, leitura, escrita e matemática. Porto Alegre:Artes Médicas.
GROSSI, Esther P.(1999). Didática da Alfabetização. Didática do Nível Pré-Silábico.Rio de Janeiro: Paz e Terra, v.1.
.(1999) Didática da Alfabetização. Didática do Nível

Silábico.7.ed. Rio de Janeiro:Paz e Terra,v.2.
.(1999) Didática da Alfabetização. Didática do Nível Alfabético Rio de Janeiro: Paz e Terra, v.3.
MARCUSCHI, Luiz A .(2001). Da fala para a escrita. Atividades de retextualização. 3.ed. São Paulo: Cortez.
MORAIS, Antonio M. P.(1997) A relação entre a consciência fonológica e as dificuldades de leitura. São Paulo.
RIZZO, Gilda (2002). Alfabetização Natural. 2.ed. Rio de Janeiro:

Bertrand Brasil.
SANTOS, Acácia Apª A . dos(2002) A influência da consciência fonológica na aquisição da leitura e da escrita.IN:SISTO, Fermino F. et. al (org) Atuação Psicopedagógica e Aprendizagem escolar.7.ed. Petrópolis, RJ: Vozes.
SOARES, M. B. & CARDOSO MARTINS, C.(1989) “A consciência fonológica de crianças das classes populares: o papel da escola” Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 70 (154),86-97.
TEBEROSKY, Ana (2001). Psicopedagogia da Linguagem Escrita.9.ed. Petrópolis, RJ: Vozes.
TOLCHINSKY, Liliana(2001). Ler e escrever na diversidade. IN: Pérez, Francisco c. & Garcia, Joaquín R. Ensinar ou Aprender a Ler e a Escrever. Porto Alegre: Artmed, 2001.
ZORZI, Jaime L.(1998). Aprender a Escrever. A apropriação do sistema ortográfico. Porto Alegre: Artes Médicas.
.(2003). Aprendizagem e distúrbios da linguagem escrita. Questões clínicas e educacionais Porto Alegre: Artmed.
YAVAS,M. et. al (1992) Avaliação fonológica da criança Porto Alegre:Artes Médicas.
Bibliografia Complementar
BERLO, David K.(1999) O processo da comunicação. Introdução à teoria e à Prática. 9.ed. São Paulo: Martins Fontes.
CARDOSO, Beatriz & TEBEROSKY, Ana (org)(2000). Reflexões sobre o ensino da leitura e da escrita. 10.ed. Petrópolis, RJ: Vozes.
CHARTIER, Anne-Marie et. al. (1996). Ler e escrever: entrando no mundo da escrita. Porto Alegre: Artes Médicas.
CAPOVILLA, Alessandra G.S. & CAPOVILLA, Fernando C.(2003) Alfabetização: método fônico. 2.ed. São Paulo: Memnon
CURTO, Lluis M. et.al.(2000)Escrever e ler: como as crianças aprendem e como o professor pode ensiná-las a escrever e a ler.Porto Alegre: Artes Médicas.
DOLLE, Jean-Marie & BELLANO, Denis(2002). Essa crianças que não aprendem. Diagnósticos e terapias cognitivas.5.ed. Petrópolis,RJ:Vozes.

PIAGET, J. (1974) O nascimento da inteligência da criança. 2.ed.

Rio de Janeiro: Zahar Editores.
TEBEROSKY, Ana & TOLCHINSKY, Liliana (orgs)(1997) Além da Alfabetização. A Aprendizagem Fonológica, ortográfica, textual e matemática.3.ed. São Paulo: Ática.

Downloads

Publicado

2017-07-07

Como Citar

Damazo, R. de F. D. de F., & Zani, L. Z. (2017). <strong>ESCRITA DE CRIANÇAS<strong>. MOMENTUM, 1(3), 117–142. Recuperado de https://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/120

Edição

Seção

Artigos