<strong>O Bingo da tabuada como Auxiliar no Aprendizado da Matemática<strong>

Autores

  • Eliane Gonçalves Damasio
  • Keli Cristina Conti

Palavras-chave:

Educação matemática, Ensino Fundamental, Jogos.

Resumo

O objetivo deste relato de experiência desenvolvido com estudantes do 3.ºano do Ensino Fundamental de uma escola pública, utilizando o jogo “Bingo da Tabuada”, é evidenciar que os jogos podem ser uma importante ferramenta de aprendizagem para a sala de aula. Inicialmente reflete-se sobre o uso de jogos; seu potencial de auxiliar no desenvolvimento da linguagem, do raciocínio e da interação; e sua utilização de forma lúdica como ferramenta auxiliar no aprendizado da tabuada. Descreve-se, em seguida, a experiência com os estudantes. A conclusão e a análise da atividade indicam que o “Bingoda Tabuada” auxiliou o aprendizado da tabuada apartir de contextos mais significativos, buscando resgatar o aprendizado da Matemática de maneira divertida e prazerosa. Além disso, pode-se perceber que tal tipo de prática contribui para a formação de futuros professores, no contexto do estágio supervisionado, e para a aproximação da academia com a escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BIGODE, Antônio José Lopes; GIMENEZ, Joaquin. Metodologia para o ensino da aritmética: competência numérica no cotidiano. São Paulo: FTD, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação e Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

GRANDO, Regina Célia. O jogo e a Matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004.

LONGO, Conceição Aparecida Cruz; CONTI, Keli Cristina. Tabuada: na memória sim, decoreba não! Convivência de Ideias, Itu, n. 1, p. 7-13, maio 2014.

RAMOS, Luzia Faraco. Conversas sobre números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos. São Paulo: Ática, 2009.

SMOLE, Katia Stocco; DINIZ, Maria Inês; CÂNDIDO, Patricia. Brincadeiras infantis nas aulas de Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2000. v. 1. SMOLE, Katia Stocco; DINIZ, Maria Inês; CÂNDIDO, Patricia. Cadernos do Mathema: jogos de matemática de 1o a 5o ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SMOLE, Katia Stocco; DINIZ, Maria Inês; MARIM, Vlademir. Saber Matemática: 3.º ano. São Paulo: FTD, 2008.

Publicado

2017-06-22

Como Citar

Damasio, E. G., & Conti, K. C. (2017). <strong>O Bingo da tabuada como Auxiliar no Aprendizado da Matemática<strong>. MOMENTUM, 1(12), 37–52. Obtido de https://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/25

Edição

Secção

Artigos