<strong>Formação Docente e Pesquisa: Uma Relação em Construção</strong>
Palavras-chave:
Formação de professor, Pesquisa, Professor pesquisadorResumo
É consensual que a pesquisa é componente necessário na formação docente, a importância de vivenciar, no decorrer da sua formação experiências de pesquisa, reside no fato de estas possibilitarem a compreensão de que a prática atualiza e interroga a teoria, ou seja, a prática sinaliza questões e a teoria ajuda a apreender estas sinalizações, a interpretá-las e a proporem alternativas. Uma das principais difi culdades para realizar a formação de professores na Universidade, tomando a pesquisa como princípio formativo, tem a ver com a mistifi cação da pesquisa no campo universitário e, conseqüentemente, com a sua defi nição exclusivamente baseada em modelos científi cos. Este artigo discute a importância que se estabeleçam critérios compatíveis com a pesquisa do professor, sem marginalizar novas epistemologias, fortalecendo áreas comuns e abrindo possibilidades de colaboração entre escola e universidade.Downloads
Referências
ANDRÉ, M. E. D. A. Os Estudos Etnográfi cos e a Reconstrução do Saber Didático. ANDE, ano 12, n. 19, p. 17-21, 1993.
________ . O Papel da pesquisa na articulação entre saber e prática docente. In: Claves, S. M.; TIBALLI, E.F. (Orgs.). Anais do VII Endipe. Goiânia, v. II, 1994.
________. O Papel da pesquisa na articulação entre saber e prática docente. Psicologia da educação. Revista do Programa de Estudos de Pós-Graduação: PUC- SP, São Paulo, n. 1, p. 36-41, nov., 1995.
________ . Etnografi a da prática escolar. Campinas: Papirus, 1998. ________. Pesquisa, Formação e Prática Docente. In: ANDRÉ, M. (Org.) O Papel da Pesquisa na Formação e na Prática dos Professores. Campinas: Papirus, 2001a.
________ . Autores ou Atores? O papel do sujeito na Pesquisa. In: TRINDADE, V, FAZENDA, I., LINHARES, C. (Orgs.). Os Lugares dos Sujeitos na Pesquisa Educacional. Campo Grande: UFMS, 2001b.
________. Pesquisa em Educação: Buscando Rigor e Qualidade. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 51-64, jul., 2001c.
AZZI, R. G. Pesquisa em Educação e Psicologia: identifi cando condições que favorecem sua ocorrência na universidade. Campinas, 1993. (Tese de Doutoramento) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas.
BEILLEROT, J. A “Pesquisa”: Esboço de Uma Análise. In: ANDRÉ, M. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001.
BOAVENTURA SANTOS, de S. Pela Mão de Alice. O social e o político na pós-modernidade. Porto: Afrontamento, 1997.
BRASIL/CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Indicação CEE n. 07/2000. Uma Refl exão Sobre a Formação do Professor da Escola Básica.
________ . Proposta de Diretrizes Para a Formação Inicial de Professores da Escola Básica, em Cursos de Nível Superior, fev., 2001.
BRZEZINSKI, I. Contribuições na Audiência Pública Nacional sobre “ Diretrizes para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica em curso de Nível Superior” CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CNE, Brasília, 2001.
CAMPOS, M.M. Conhecimento e Pesquisa na Formação de Profi ssionais de Educação. Estudos e Documentos Faculdade de Educação USP, vol. 42, p. 157-165, 2000.
CARR, W.; KEMMIS, S. Teoria crítica de la enseñanza: la investigación-acción en la formación del profesorado. Barcelona: Roca, 1988.
CHICARELLE, R de J. Formação Inicial Científi ca no Curso de Pedagogia. São Paulo, 2001.90f. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES VI, 2001, Águas de Lindóia. Textos Geradores e Resumos do VI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Águas de Lindóia: São Paulo: UNESP, 2001. 214p.
DEMO, P. Pesquisa princípio científi co e educativo. São Paulo: Cortez, 1991.
________ . Pesquisa e construção do conhecimento. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994.
________ . Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 1996.
DICKEL, A. Que sentido há em se falar em professor – pesquisador, no contexto atual? Contribuições para o debate. In: GERALDI, C. M.G; FIORENTINI, D; PEREIRA, E. M de A. Cartografi as do trabalho docente. Campinas: ABL/ Mercado de Letras, 1998.
ENDIPE – X ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, Rio de Janeiro, 2000. Anais do X Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: Rio de Janeiro, UERJ, 2000. 527p.
ENDIPE – XI ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, Goiânia, 2002. Anais do XI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: Goiânia, 2002. p. 528.
FERRAZ, L.N.B. Formação e profi ssão docente: a postura investigativa e o olhar questionador na atuação dos professores. Movimento, n.2, p.59-66, set., 2000.
FONTANA, R. C. A. Possibilidades e limites da participação na pesquisa em educação. In: X ENDIPE – ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, Rio de Janeiro, 2000. Anais... Rio de Janeiro, maio./jun., 2000.527p., p.374.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 14º ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GERALDI, C. M. G. III CONGRESSO EUROPEO DE INVESTIGACION EDUCATIVA. A Integração do Ensino e da Investigação no Trabalho Docente Universitário. Associacion Européia de Investigacion Educatica (EERA) ECER’ 1996/ Sevilha.
________ . et. al. Refl etindo com Zeicnher: um encontro orientado por preocupações políticas teóricas e epistemológicas. In: GERALDI, C. M.G; FIORENTINI, D; PEREIRA, E. M de A. Cartografi as do trabalho docente. Campinas: ABL/ Mercado de Letras, 1998.
LÜDKE, M. Combinando pesquisa e prática no trabalho e na formação de professores. Revista Ande, n.19, ano 12, p.31-38, 1993.
________ . A pesquisa e o professor da escola básica: que pesquisa, que professor? In: CANDAU, V. M. (Orgs.). Ensinar e Aprender: sujeitos saberes e pesquisa. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
________ . O professor seu saber sua pesquisa. Educação & Sociedade, Campinas, CEDES, n.74, p.77-96, 2001a.
________. A complexa relação entre o professor e a pesquisa. In: ANDRÉ, M. (Org.) O Papel da Pesquisa na Formação e na prática dos Professores. Campinas, Papirus, 2001b.
________ . Repercussões da pesquisa nas práticas educativas e políticas educacionais. In: BAQUERO, Rute; BROILO, Cecília. (Orgs.) Pesquisando e gestando outra escola: desafi os contemporâneos. São Leopoldo, Unisinos, 2001c.
MAXIMO, A. C. A atividade de pesquisa como prática educativa: uma avaliação do Processo de formação de professores no curso de Pedagogia. In: LIMA, S.M de (Org.). Busca e Movimento Formação do Professor e Exigências Educacionais Contemporâneas. Cuiabá: UFMT, 1998.
MIRANDA, M. G. O professor pesquisador e sua pretensão de resolver a relação entre a teoria e a prática na formação de professores. In: ANDRÉ, M. (Org.) O Papel da Pesquisa na Formação e na prática dos Professores. Campinas, Papirus, 2001.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez/ Brasília:UNESCO, 2000.
NATÁRIO, E. G. et. al. Conceito de Universidade, Ciência e Pesquisa em Universitários Ingressantes do Curso de Pedagogia da USF. In: I CONGRESSO DE PESQUISA EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE SÃO FRANSCISCO, Campinas. Anais... 1998. p.148.
________ et. al.. Conceito de Universidade, Ciência e Pesquisa em Universitários Ingressantes. Revista Educação e Ensino – USF, Bragança Paulista, v.4, n.1,jan./jun., p.71-78, 1999.
NÓVOA, A. Vida de professores. Lisboa: Porto, 1995.
OLIVEIRA, G.P.; AZZI, R.G. Concepção do Conceito de Pesquisa por Alunas Concluintes de um Curso de Pedagogia. In: VI CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES. Águas de Lindóia: São Paulo, nov.,2001. Anais... Águas de Lindóia, ago., 2001. 214p., p.169.
_______ ; ________ . Professor-Pesquisador e Psicologia: Problematizando Relações. In: AZZI, R.G; SADALLA, A.M.F.de A. Psicologia e Formação Docente: Desafi os e Conversas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.
PEREIRA, M.C. O curso de Pedagogia no processo de formação dos profi ssionais da educação: questões e perspectivas. In: CHAVES, I.M.; SILVA, W. Formação de Professor: narrando, refl etindo, intervindo. Rio de Janeiro/Niterói: Quartet/Intertexto,1999.
PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profi ssão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.
RAMOS, M.G. Os signifi cados da pesquisa na ação docente e a qualidade no ensino. Educação, Porto Alegre, n.40, p.39-56, abr., 2000.
SANTOS, L.L.C.P. Dilemas e perspectivas na relação entre ensino e pesquisa. In: ANDRÉ, M. (Org.) O Papel da Pesquisa na Formação e na prática dos Professores. Campinas, Papirus, 2001.
SILVA, W C da; ARAÚJO, C. B de; RUIZ, M.B. O lugar da pesquisa na formação do professor: uma linha de investigação em movimento. Movimento, n.2, p.149-159, set., 2000.
SILVEIRA, J.L.C. da; PADILHA, W. W. N; SOARES, E.L. Prática de pesquisa como princípio educativo. Movimento, n.5, p. 111-128, maio., 2002.
STENHOUSE, L. Investigación y desarollo del curriculum. Madri: Morata, 1984.
ZEICHNER, K. M. A formação refl exiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993a.
________. El maestro como profesional refl exivo. Cuadernos de pedagogía, n.220, p.44-49, 1993b.
________. Para além da divisão entre professor pesquisador e pesquisador acadêmico. In: GERALDI, C. M.G; FIORENTINI, D; PEREIRA, E. M de A. Cartografi as do Trabalho Docente. Campinas: ABL/ Mercado de Letras, 1998.
________. Entrevista/Formação de professores: contato direto com a escola. Presença Pedagógica, vol.6, n.34,p.5-15, jul./ ago. 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).