Queixa escolar: Uma proposta de intervenção do psicólogo escolar

Autores

  • Rafael da Nova Favarin Centro Universitário UNIFAAT
  • Vera Lucia Trevisan de Souza Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

DOI:

https://doi.org/10.60035/1678-0795.momentum-v2n21-463

Resumo

Este artigo relata uma pesquisa-intervenção que investigou a dimensão que a queixa escolar assume no trabalho do coordenador pedagógico mediada pelo psicólogo escolar em encontros formativos. Adotou-se o referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural, cuja metodologia, calcada no materialismo histórico-dialético, possibilitou o aprofundamento e análise das expressões dos coordenadores. Os encontros foram conduzidos por uma dupla de psicólogos escolares, atravessados e mediados por produções artísticas contextualizadas aos temas, pelas sínteses que descreviam o encontro anterior, por debates e textos teóricos de apoio. Para análise, foram utilizadas as transcrições dos encontros, os registros dos diários de campo, as sínteses produzidas, as observações vivenciadas durante o processo e as entrevistas finais com cinco coordenadoras. Os resultados revelaram que a queixa escolar permanece secundária ao aluno diante dos conflitos subjacentes à escola e ao próprio coordenador pedagógico, entre eles: a crise identitária de seu papel; a falta de apoio, permanência na função e representatividade político-social; a dificuldade junto ao corpo docente, em que pesem problemas quanto ao engajamento no processo de ensino-aprendizagem e um trabalho voltado às urgências em detrimento das reais necessidades, sobretudo negligenciando a formação e a articulação dos processos escolares. Observou-se ausência de um pensamento crítico sobre a produção dos problemas na escola e a lógica da medicalização sobre as crianças. Por fim, compreendemos que encontros formativos com os coordenadores pedagógicos podem se constituir como campo e objeto de atuação do psicólogo escolar na promoção de mudanças de concepções e práticas voltadas à promoção do desenvolvimento das crianças.

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Biografia do Autor

Rafael da Nova Favarin, Centro Universitário UNIFAAT

Rafael da Nova Favarin, psicólogo escolar; mestre pelo Programa de Psicologia como profissão e ciência da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membro do Grupo de Pesquisa - Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas (PROSPED). Atualmente é docente do Centro Universitário UNIFAAT e atua como psicólogo escolar na rede pública e privada.

Vera Lucia Trevisan de Souza, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Professora Doutora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia e do curso de graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Membro do Grupo de Pesquisa - Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas (PROSPED).

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Favarin, R. da N. ., & Souza, V. L. T. de. (2023). Queixa escolar: Uma proposta de intervenção do psicólogo escolar . MOMENTUM, 2(21). https://doi.org/10.60035/1678-0795.momentum-v2n21-463

Edição

Seção

Artigos