<strong>PARTICIPAÇÃO CIDADÃ ENTRE JOVENS DE ATIBAIA: A ADESÃO AO ASSOCIATIVISMO CIVIL</strong>

Autori

  • Paulo Artur Malvasi

Parole chiave:

Juventude, Cidadania, Participação, Terceiro setor, Redes sociais, Antropologia

Abstract

O presente artigo propõe um conjunto de reflexões sobre a relação entre juventude e o associativismo civil contemporâneo (conhecido como terceiro setor ) a partir dos resultados da pesquisa Juventude e Participação Cidadã em Atibaia: uma investigação antropológica4 . A pesquisa nos levou a reconhecer no município representações contemporâneas do que seja participação cidadã e política, sobretudo no que se refere à identificação dos jovens militantes com formas de expressão cultural (teatro, hip hop, skate), com ideais do ambientalismo e com a busca pela integração ao mundo do trabalho. As novas formas de associação política entre os jovens apontam para um afastamento dos modelos tradicionais de representação e um movimento de aproximação das organizações do setor associativo e da dinâmica de articulação em redes sociais.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ABRAMO, Helena. Cenas Juvenis: punks e darks no espetáculo urbano . São Paulo: Scritta, 1994.

ABRAMO, H. “O uso das noções de Adolescência e Juventude no contexto brasileiro”. In (org.) Freitas, M. Juventude e adolescência no Brasil . São Paulo: Ação Educativa. 2005

ANDRADE, Elaine N. (org) Rap e educação Rap é educação . São Paulo: Sumus. 1999.

BERNARDI & MALVASI. “Gestão em Redes: potencialidade e desafios da experiência brasileira”. In: (org.) Brown . O Terceiro Setor em Perspectiva . São Paulo: Ed. Fiuza. 2006.

CASTRO, M. G. e ABRAMOVAY, M. “Cultura, Identidades e Cidadania: Experiências com Adolescentes em Situação de Risco.” In: Jovens acontecendo na trilha das políticas públicas . Brasília: CNPD, 1998.

CARVALHO, Isabel. “Ambientalismo e Juventude: o sujeito ecológico e o horizonte da ação política contemporânea’. In Novaes (org.) Juventude e Sociedade: trabalho, educação, cultura e participação . São Paulo: Editora Perseu Abramo, 2004.

DOIMO, Ana Maria. A Vez e a Voz do Popular. Movimentos sociais e participação política no Brasil pós-70. Rio de Janeiro: Relume-Dumará. 1995.

FERNANDES. R. C. Privado, porém Público – o terceiro setor na América Latina , Rio de Janeiro: Civicus/Relume-Dumará. 1993.

GUIMARÃES, Maria Eduarda. Rap. Transpondo as Fronteiras da Periferia. In: Rap e educação Rap é educação. São Paulo: Sumus. 1999.

MALVASI, Paulo Artur. Meninos do Morumbi. Eficácia Simbólica e Dilemas Institucionais de uma ONG. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Antropologia Social da FFLCH/USP, São Paulo: 2004. (mimeo)

NOVAES e VANNUCHI (org.) Juventude e Sociedade: trabalho, educação, cultura e participação. São Paulo: Editora Perseu Abramo, 2004.

SPOSITO, Marília. “A sociabilidade juvenil e a rua: novos conflitos e ação coletiva na cidade”. Tempo Social . São Paulo: Departamento de Sociologia, FFLCH/USP, v.5, n. 1-2, 1993, editado em 1994.

SPOSITO, Marília. Algumas hipóteses sobre as relações entre movimentos sociais, juventude e educação in www.uff.br/ obsjovem 2003, acesso em 25/01/2007.

VIANNA, H (org.). Galeras cariocas . Rio de Janeiro: Editora da UFRJ 1997.

Pubblicato

2017-07-03

Come citare

Malvasi, P. A. (2017). <strong>PARTICIPAÇÃO CIDADÃ ENTRE JOVENS DE ATIBAIA: A ADESÃO AO ASSOCIATIVISMO CIVIL</strong>. MOMENTUM, 1(5), 27–56. Recuperato da https://momentum.emnuvens.com.br/momentum/article/view/92

Fascicolo

Sezione

Artigos