<strong>Ampliando o Campo de Pesquisa e Intervenção em Psicologia (Re)Conhecendo a Subjetividade<strong>
Keywords:
Saúde pública-psicologia, Subjetividade, Psicanálise.Abstract
Tendo como eixo condutor uma pesquisa realizada através do Programa de Iniciação Científi ca da FAAT, apresentamos algumas possibilidades que uma parceria entre Instituição de Ensino e Instituição Pública pode desenvolver. A pesquisa teve como objetivos: ampliar as possibilidades de pesquisa acadêmica na área da Psicologia junto a importantes setores da comunidade, como a área da Saúde Pública; realizar um levantamento de necessidades em Unidade Básica de Saúde (UBS);elaborar um plano propondo uma intervenção a partir dos dados levantados; organizar e implementar uma estratégia de trabalho acadêmico, no que diz respeito à pesquisa; participar da construção de projetos de melhoria para área na interface Saúde Pública-Psicologia. Em relação ao método, utilizamos da técnica da entrevista semi-dirigida e da observação clínica junto a profi ssionais da saúde de duas Unidades Básicas de Saúde do Município de Atibaia, sendo que os dados recolhidos foram analisados à luz da psicanálise. Tal análise possibilitou o (re) conhecimento da subjetividade dos participantes e os dados da pesquisa propõem intervenções que deverão acontecer com novos projetos provenientes desta parceria.Downloads
References
ALBERTI, S. A política da psicanálise e a da saúde mental. In: Estudos e Pesquisas em Psicologia, UERJ, RJ, Ano 8, n. 1, p. 7-11 1º.semestre 2008.
BIRMAN, Joel. A Physis da Saúde Coletiva. In: PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 15(Suplemento):11-16, 2005a.
BIRMAN, Joel. Mal-estar na atualidade. A psicanálise e as novas formas de subjetivação. 5ª. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005b.
BLEGER, José (1980). Temas de psicologia: entrevistas e grupos. 2ª.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
BLEGER, José (1984). Psico higiene e Psicologia Institucional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.
CAMPOS, G.W.S & DOMITI, A.C. Apoio matricial e equipe de referência: uma metodologia para gestão do trabalho interdisciplinar em saúde. In: Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 23(2):399-407, fev, 2007.
CUNHA, G.T . Construção da clínica ampliada na atenção básica. São Paulo: Hucitec; 2005. 212 pp.
FREUD, S.(1921). Psicologia das Massas e análise do eu. In: ESB, RJ: Imago, 1976.
GAMA, C.A.P. & KODA, M.Y. Psicologia Comunitária e Programa de Saúde da Família: Relato de uma experiência de estágio. In: Psicologia Ciência e Profi ssão, 28(2); 418-429, 2008.
GAMA, C.A.P.&CAMPOS, R.O. Saúde Mental na Atenção Básica. In: Campos, G.W.S. Guerrero, A.V. P.(orgs). Manual de práticas em atenção básica: saúde ampliada e compartilhada. São Paulo: Hucitec, 2008. 411 p.
GAMA, C.A.P. & CAMPOS, R.O. Saúde Mental na Atenção Básica – Uma pesquisa bibliográfi ca exploratória em periódicos de saúde coletiva (1997-2007) In: Cadernos Brasileiros de Saúde Mental - Vol.1 N.2 - Out/Dez de 2009.
GOMES, M.; ALBUQUERQUE, P. Políticas públicas de saúde e saúde mental: um desafi o. In: IPUB. Cadernos do IPUB 60 anos. Rio de Janeiro: IPUB-UFRJ, 1998. p. 62-72.
KAËS, René et alii (1989). A Instituição e as instituições: estudos psicanalíticos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1991.
LERNER, R. A psicanálise no discurso dos agentes de saúde mental. São Paulo: Casa do Psicólogo: FAPESP, 2006.
LAPASSADE, Georges. Grupos, Organizações e Instituições. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983.
LINS, A.M. & CECILIO, L.C.O. O Discurso da Institucionalização de Práticas em Saúde: uma refl exão à luz dos referenciais teóricos das ciências humanas. In: Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 18 [ 3 ]: 483-499, 2008.
NALI, M.C. Um estudo sobre as particularidades da transferência no consultório tornado público. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós Graduação em Psicologia Clinica: Núcleo de Psicanálise. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002.
ONOCKO CAMPOS, R. O Planejamento no Labirinto: Uma viagem hermenêutica. São Paulo: Hucitec, 2003.
ONOCKO CAMPOS, R. O encontro do trabalhador- usuário na atenção à saúde: uma contribuição da narrativa psicanalítica ao tema do sujeito na saúde coletiva. In: Revista Ciência & Saúde Coletiva, 10 (3),573-583, 2005.
SPINK, M. J. P. O Conceito de Representação Social na Abordagem Psicossocial. In: Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 9 (3): 300-308, jul/sep, 1993.
VECCHIA, M.D. & MARTINS, S.T.F. Concepções dos cuidados em saúde mental por uma equipe de saúde da família, em perspectiva histórico-cultural. Ciênc. saúde coletiva. vol. 14, n.1, pp. 183-193, 2009.
Sites consultados
BRASIL. Ministério da Saúde .Atenção Básica e Saúde da Família Disponível em http://dtr2004.saude.gov.br/dab/abnumeros.php -
HumanizaSUS: Política Nacional Humanização; http://www.saúde.gov.br/humanizasus
Decreto Presidencial de 20-06-2007: http://portal.saude.gov.br/ portal/arquivos/pdf/Decreto20de2020062007
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).